Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA Nº. 17. - MÉDIUNS E MEDIUINIDADE. ANEXO. Nº. 59. - ESPÍRITOS E MÉDIUNS. - ODILON FERNNANDES. (CARLOS A BACCELLI.)


                                   XI – ESPÍRITOS E MÉDIUNS.

            “Os Espíritos sérios não são todos igualmente esclarecidos; há muitas coisas que ignoram e sobre as quais podem se enganar de boa-fé; e por isso que os Espíritos verdadeiramente superiores nos recomendam, sem cessar, submeter todas as comunicações ao controle da razão e da mais severa lógica”. –(O Livro dos Médiuns – segunda Parte – Cap. X)

            O Espírito, quando bem intencionado, não luta para que o seu ponto de vista prevaleça sobre os demais. Isto é também para os médiuns.
            O espírito esclarecido não deseja impor a sua opinião, pois sabe que não detém a última palavra, com referência ao assunto ventilado.
            Os Espíritos Superiores que ditaram a codificação orientaram Allan Kardec a que submetesse os seus próprios comunicados “ao controle da razão e da mais severa lógica”.
            Existem médiuns que se melindram, quando os comunicados que recebem são colocados em dúvida...
            Se um médium age com sinceridade, não deve temer a crítica, porque o tempo se encarregará de defende-lo.
            Os Espíritos de uma evolução mediana falam do que sabem, mas, quando possuem bom-senso, fazem questão de dizer que seus conhecimentos são limitados. Assim, igualmente, deve agir o médium.
            Somente os Espíritos de uma faixa superior têm opiniões mais ou menos estáveis, mas, mesmo assim, não gostam de ditar normas de conduta. Eles têm um respeito muito grande pelo livre-arbítrio de cada um.
            Neste sentido, Kardec foi admirável, ao escrever que o Espiritismo, em face do avanço da Ciência, estaria pronto a rever-se, se tal ou qual princípio fosse ultrapassado.
            No atual estágio evolutivo do homem, a Verdade possui um dinamismo extraordinário. O que hoje se compreende de uma forma, amanhã se compreenderá de outra. As idéias vão se aperfeiçoando.
            A única Verdade Imutável é Deus.
            Tanto os médiuns quanto os Espíritos têm a obrigação de estudar sempre!
            Aqui, no Mundo Espiritual, o nosso estudo é muito mais intenso do que na Terra; as nossas lições abrandem a Vida Universal. Aprendemos que todos os assuntos estão relacionados uns com os outros e procuramos entender a vida como um todo, porque tudo está contido em tudo. Um átomo é um universo em miniatura e o homem é um deus em gestação.
            O mundo espiritual possui dimensões que mesmo nós os desencarnados, estamos longe de conhecer.
            Precisamos manter a mente receptiva à Excelsa Luz que derrama das Alturas.
            Os “donos da verdade” são os que mais sofrem quando retornam ao Além, porque constituem um tipo de “ignorantes intelectualizados”, com os quais é difícil, também para nós sustentar qualquer tipo de diálogo. Não raro, precisam reencarnar de imediato, para que, no período da infância, se tornem receptivos a novas idéias.
            É triste observar os Espíritos que têm idéias fixas. Enclausurados em si mesmos, julgam-se superiores aos outros e carecem ser tratados como doentes mentais, pois que realmente o são.
            Que a médiuns não se julguem investidos de altos mandatos, mas vacinem-se contra o orgulho e a vaidade! Que também, não se considerem incapazes de servir, a pretexto de inferioridade, porque diz a lógica que quem não caminha não chega ao objetivo a que se propõe alcançar!

Fonte: Livro Mediunidade e Doutrina - Odilon Fernandes (Espírito) Psicografado por Carlos A. Baccelli - 1o. Edição - Editora Instituto de Difusão Espírita - Araras - SP - 1990.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário