Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

- MENSAGEM PARA O DIA 05 DE OUTUBTO

     Mensagens do Mês de Outubro Dia:05

“Toda caridade de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.  Em todos os seus ensinamentos mostra essas virtudes como sendo o caminho da felicidade eterna”.                     
                                                                       Allan Kardec.

                                           SABER OUVIR.
                  
                                                                                  E; - Cap. VII. – Item 1.
           
          Tumulto e vozerio, nos atritos humanos, pedem um tipo raro de beneficência: a caridade de saber ouvir.
            São muitos os que cambaleiam, desorientados, à mingua de tolerância que os ouça.
            Convém, no entanto, frisar que palavras não lhe escasseiam. Falta-lhes o silêncio de um coração amigo, com bastante amor para ungir-lhes a alma, no bálsamo da compreensão; e, por esse motivo, desfalecem na luta, à feição do motor que se desajusta sem óleo.
            Desdobras a mesa, ergues abrigo seguro, repartes a veste, esvazias a bolsa, atendendo aos que necessitam... Cede também o donativo da atenção aos angustiados, para que se lhes descongestione o trânsito das ideias infelizes, nas veredas da alma.
            Para que lhe prestes, entanto, o amparo devido, não mostres o ar distante dos que não querem se incomodar e nem digas a frase clássica: “pior aconteceu comigo”, com a qual, muitas vezes, a pretexto de ajudar, apenas alarde aos egocentrismo, à frente dos outros, sem perceber que estamos a esmaga-los.
            É possível que os teus problemas sejam realmente maiores, entretanto, na Terra, ninguém possui medida conveniente para determinar a extensão dos sofrimentos alheios. Desce, pois, do alto nível das tuas dores, minorando aquelas que te pareçam mais simples.
            Deixa que o próximo te relacione os próprios desgostos. Se tiveres pressa ou cansaço, não pronuncies respostas tocadas de superioridade ou aspereza, qual se morasses numa cátedra de heroísmo. Faze pausa, mesmo breve, e gasta um minuto de gentileza.
            Todavia, sempre que possas, ouve calmamente, diminuindo a aflição que lavra no mundo.
            No instante em que te caiba configurar a palavra, dize a frase que esclareça sem ferir ou que reanime sem enganar.
            Se as circunstâncias te impelem às referências de ordem pessoal, seleciona aqueles que sirvam aos outros, na condição de escora e esperança.
            Sobretudo, em ouvindo, não interrompas quem fala com a vara do reproche.
            Geralmente, os qe te procuram o entendimento para descarregar as agonia da alma, conhecem de sobra o calibre da cruz que eles mesmos colocara nos ombros. Rogam-te apenas alguma pequenina parcela de energia que lhes assegurem mais alguns passos, caminho adiante.
            Aprendamos a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver.
            O próprio Cristo consolado e abençoando, esclarecendo e servindo, não prometeu a supressão imediata das provações de quantos o cercavam, mas sim, apelava, sincero: “Vinde a mim, que eu vos aliviarei.

            Fonte: Livro OPINIÃO ESPÍRITA, – autores Emmanuel e André Luiz, - médiuns Francisco C. Xavier e WaldoVieira, - 5 ª. edição, - Edição CEC, - Uberaba, MG, - 1982.


                                               RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário