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terça-feira, 2 de setembro de 2014

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA N º. 17. - MÉDIUM E MEDIUNIDADE. - ANEXO N º. 113. - MEDIUNIDADE E EVANGELHO. - PSICOFONIA E TRANSFIGURAÇÕES. - ODILON FERNANDES. (CARLOS A. BACELLI.)

          MEDIUNIDADE E EVANGELHO.

   PSICOFONIA E TRANSFIGURAÇÕES.


            “Uma jovem de uns quinze anos desfrutava da  singular faculdade de se transfigurar, quer dizer, a de tomar, em certos momentos dados, todas as aparências de certas pessoas mortas (...)” (cap. VII – segunda Parte – item 122)

            De todas as faculdades medianímicas, a que mais se presta ao fenômeno da transfiguração anímica, qual a que ocorreu com o próprio Cristo no Monte Tabor. Referimo-nos a verdadeira “metamorfose” por que passa o corpo do médium psicofonico, quando mergulhado em transe profundo.
            A faculdade de transfiguração, entretanto, é rara; rara porque há necessidade que o Espírito como que “domine” o medianeiro, sobrepondo-se ao seu corpo espiritual ou, então, quase que nem processo de hipnose, o induza a assumir a sua própria forma. Não é fácil traduzir isto em palavras.
            A licantropia não pode ser considera uma transfiguração mediúnica genuína. Os Espíritos quando assumem determinada forma por ação da própria vontade, ou da vontade de terceiros, estão sob um processo de sugestão anímica; não importa que seja uma forma sublime, a de uma estrela por exemplo, ou de ordem inferior...
            Se levarmos em conta que o fato é autêntico, quando Jesus foi batizado as margens do Rio Jordão, o Espírito Santo que desceu sobre Ele transfigurou-se numa pomba, símbolo da pureza e da candura; na festa de Pentecostes, os Espíritos que mediunizaram os apóstolos transfiguraram-se em flamas, levando-os a falar em diversos idiomas.
            Quando em êxtase na prece, inúmeros místicos transfigurar-se, tornado suas faces resplandecentes...
            Mas a transfiguração mediúnica propriamente dita, com alterações no timbre de voz do medianeiro, gestos, fisionomia e, às vezes, até do volume e tamanho do corpo, é, de fato, um fenômeno impressionante raramente observável.
            No exemplo da jovem referido por Kardec, ele acrescenta que médico “teve a idéia de pesar a moça no seu estado normal, depois no estado de transfiguração, quando tinha a aparência de seu irmão de vinte e poucos anos de idade, que era maior e mais forte. Pois bem! Ele constatou que neste último estado o peso era quase o dobro>”
            A transfiguração mediúnica pode ser parcial ou total, dependendo da maleabilidade do médium e da força de indução hipnótica do Espírito manifestante.
            Com a preocupação de não nos perdermos em detalhes e sem a pretensão de esgotarmos o assunto, dizemos ainda que, em alguns casos, o fenômeno transfiguração está associado ao de materialização. Explicamo-nos. O Espírito, principalmente sobre a face do médium, pode por uma “mascara ectoplásmica” que lhe retrate o próprio rosto e, sobre o órgão fonador do medianeiro, pode construir uma “garganta ectoplásmica” que lhe permita comunicar-se quase que por vós direta.
             Os médiuns psicofonicos não devem se preocupar com o fenômeno da transfiguração mediúnica; ele não é indício de faculdade mais desenvolvida é assim que os mais patentes casos de transfiguração são encontrados  nos processos obsessivos de longo curso, quando a vontade dos obsidiados encontra-se completamente a mercê da vontade dos Espíritos obsessores.
            A transfiguração mediúnica deve ocorrer naturalmente, e ocorre quando tem uma razão de ser para que ocorra.
            A mudança do timbre de voz numa comunicação é ate um fato corriqueiro, embora, a rigor, isto não tenha uma importância maior do que a mensagem em si; é como a mudança da caligrafia numa comunicação escrita que não deve significar mais do que o seu conteúdo, porque é através do seu pensamento que identificamos a natureza Espírito comunicante.
            Timbres de voz e tipo de letra podem ser imitados, mas o plágio das idéias e, sobretudo, de emoções, é muito mais difícil.
            Transfigurar as próprias almas para o Bem e para verdade, eis o fenômeno sublime a que todos os medianeiros devem se consagrar à luz do Evangelho, redivivo na Doutrina Espírita.                                                                                                        

Fonte: Livro Mediunidade e Evangelho - Odilon Fernandes (Espírito) Psicografado por Carlos A. Baccelli - 6o. Edição - Editora Instituto de Difusão Espírita - Araras - SP – Janeiro/2008..


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

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