SOMANDO PACIÊNCIA E AMOR.
A PALAVRA E O EXEMPLO NA EDUCAÇÃO.
Não basta repetir qualquer lição: é preciso que essas lições sejam provas de nosso esforço no rumo da iluminação espiritual.
Nossas palavras e exemplos traduzirão o que o nosso coração carrega em termos de valores morais.
O mestre por excelência é Jesus, e encontramos no Evangelho o maior manancial de recursos para o trabalho educativo. Nele se encerram as palavras de lz somadas ao testemunho pessoal do Cristo.
Casimiro cunha nos brinda com graciosa trova:
“Aconselhar é sublime,
É doce e belo dever.
Contudo, além de ensinar,
Impõe-se o verbo fazer.
É preciso, portanto, carregar nossas palavras com o verbo do amor, e nossos atos com o testemunho de equilíbrio. Deste modo seremos educadores conscientes da grande missão que nos compete, transmitindo ensinos edificantes a fim de penetrarem cérebro e coração do educando.
Busquemos falar, sentir e viver o Evangelho, cumprindo nossas obrigações o mais fielmente possível, ensinando pela voz e pelos atos, convencendo pala sinceridade das nossas realizações no lar e na vida. Tenhamos a humildade de caminhar junto aos nossos filhos, não como alguém superior a vigiá-los, mas como companheiros mais experientes e amadurecidos e ampará-los na jornada.
Acerca disso, Humberto de Campos traz-nos uma explicação do Divino Mestre: “Quando quiseres esclarecer o espírito de alguém, nunca lhe mostres que sabes alguma coisa; sofre, porém, com suas dores e colherás resultado”.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth – 3 ª. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário