Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

- APRENDENDO COM CHICO XAVIER. - N . 209. - UMA VIDA COM AMOR VII - UBIRATAN MACHADO.



  CHICO XAVIER POR ELE MESMO.

          UMA VIDA COM AMOR VII
                                                          
                                                   UBIRATAN MACHADO.

                      COM O DIABO NO CORPO.

            (...) Se a horta servia de suporte ao estudo de Chico, serviu também como lição. Com o marido trabalhando e as crianças na escola, muitas vezes dona Cidália era obrigada a deixar a casa sozinha, pois tinha que ir longe para apanhar lenha.
            Certa vizinha, observando essas ausências começou a fazer salada à custa da horta alheia. Dona Cidália descobriu logo a culpada. Mas repugnava-lhe ofender a amiga. Foi então que teve uma inspiração.
            “Chico, peça um conselho para sua mãe. Como devo proceder:”
            À tardinha, como era seu hábito. Chico foi para o quintal e rezou, solicitando a aproximação do Espírito da mãe. Pouco depois, ela se apresentava, e aconselhava.
            “Diga à dona Cidália que de fato não devemos brigar com os vizinhos, de quem sempre necessitamos. Será preferível, pois, que ela, todas as vezes que precise ausentar-se, confie a chave da casa à vizinha que vem tirando verduras. Desta forma, em vez de prejudicar, ela ajudará, “
            Dessa forma, a vizinha nunca mais mexeu na horta.
            Com a normalização de sua vida afetiva e o carinho de dona Cidália, Chico nunca mais viu o Espírito da mãe. Mas o seu intercâmbio com o Além continuou muito ativo. À noite, o menino erguia-se da cama e punha-se a perambular pelo quarto. Num tom apaixonado, mantinha longos diálogos com interlocutores invisíveis. Pela manha, narrava as inacreditáveis aventuras vividas no Além por parentes ou conhecidos mortos.
            “Meu pai estava querendo internar-me num sanatório para enfermos mentais. Aconselhado por seus amigos, achava que o melhor era meter-me num hospício.”
            Dona Cidália, mais ponderada, aconselhou João Cândido levar o menino ao padre Sebastião Scarzeççi. Esse missionário italiano, antigo vigário de Matozinhos, cidade próxima de Pedro Leopoldo, era tido como homem  prudente e bondoso. A princípio, considerou tudo aquilo extravagâncias. Fantasias da idade. E sugeriu que João imedisse o filho de ler jornais, livros ou revistas suspeitas. O menino devia estar impressionado com taís leituras. Os Espíritos não voltam do outro mundo.
            Diante da sinceridade e convicção domenino, porém, padre Scarzelli parcceu ter mudado de idéia.
            “Ele me disse que eu era um menino lúcido que tinha visões. E que, ainda que não entendesse considerava um absurdo me internarem”.
            A solução proposta pelo padre foi a melhor possível. A fábrica de tecidos de Pedro Leopoldo, atualmente pertence à Cia Industrial Belo Horizonte, tinha, então, vagas para meninos. Se ele fosse trabalhar lá, auxiliando no precário orçamento do pai, este não teria coragem de interná-lo.
            “Fui trabalhar como tecelão. Entrava às três da tarde, saía a uma da madrugada. Dormia até as seis, ia para a escola, saia as onze. Almoçava, dormia uma hora depois do almoço, entra de novo na fábrica. A poeira do algodão começou a sujar-me os pulmões.após algum tempo, recomendou que eu trocasse de emprego”.
                                                           ***

            Fonte: - “CHICO XAVIER Por Ele Mesmo. – Autores Diversos, - 1 ª. edição, - Editora Martin Claret Ltda, - São Paulo, SP, - Outubro de 1994.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário