Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

- VULTOS DO ESPIRITISMO. - ENRICO MORSELLI. - GRANDES GIGANTES DA DOUTRINA ESPÍRITA. - INTERNET.






Enrico Morselli
1852 - 1929

Enrico Morselli, nasceu em Modena na Itália em 17 de julho de 1852, e morreu em Gênova, em 18 de fevereiro de 1929.
Foi um brilhante psiquiatra italiano, acadêmico e promotor ativo da escola positivista italiana de neuropsiquiatria.
Especialista em doenças nervosas e mentais, foi professor da Universidade de Gênova
Ele tinha sido um cético amargo dos fenômenos mediúnicos e publicou vários obras como: a fascinazione La e gli stati ipnotici (1886) e telepatici fenomei e le allucinazioni veridiche (1897) que tinha como objetivo central, desacreditar a nascente Doutrina Espírita perante a comunidade acadêmica.
No entanto, seu encontro com a grande médium Eusápia Palladino e a realização de 30 sessões de materializações de espíritos em 1901-2 e 1906-7. Enrico Morselli acabou se convencendo completamente da realidade dos fenômenos espíritas e pronunciou sua mudança de pensamento em 1907 na revista Annals of Psychic Science (vol. 5, 1907, p. 322):
"A questão do Espiritismo foi discutida por mais de cinqüenta anos, e embora ninguém possa prever neste momento quando isso vai ser resolvido, todos são acordados em atribuir a ela uma grande importância entre os problemas que deixou como legado pelo século XIX para o XX. Se durante muitos anos a ciência acadêmica desvalorizou toda a categoria de fatos que o Espiritismo trouxe para formar os elementos de seu sistema doutrinário, tanto pior para a ciência. E pior ainda para os cientistas que ficaram surdos e cegos diante de todos a afirmação, não de sectários crédulos, mas de graves e dignos observadores como Crookes, Lodge e Richet. Eu não me envergonho de dizer que eu próprio, na medida do meu poder foi modesto, tinha contribuído para esse ceticismo obstinado, até o dia em que eu estava habilitado para quebrar as cadeias em que os meus preconceitos absolutista tinham ligado meu julgamento."
Enrico Morselli escreveu a obra intitulada "Psicologia e Espiritismo", publicado em dois volumes, em Turim, em 1908. Na qual relata os fatos por ele observados com a notável médium Eusápia Paladino. Publicou, ainda, "Hipótese Espírita e Teoria Científica".

           Fonte: - Grandes Gigantes da Doutrina Espírita. – Internet.

                    RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário