O ÊXITO NA TAREFA EDUCATIVA.
Só obterá êxito na tarefa educativa quem buscar o CONHECIMENTO e a APLICAÇÃO do EVANGELHO DE JESUS.
Conforme Emmanuel, no livro O Consolador, questão 112 da Editora FEB nos afirma, “a escola educativa do lar só possui uma fonte de renovação, que é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa de Jesus”.
A vitória dos pais não consistirá em transformar os filhos em “santos” numa simples encarnação, mas sim no intensivo combate dos genitores às más tendências e inclinações presentes nos corações de seus tutelados.
Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo,capítulo XIV, item 9, Editora FEB, alerta-nos: “Espreitem, pois os pais os menores indícios reveladores dos germes de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas”.
O Espiritismo, ao esclarecer os pais sobre os mecanismos da infância e sobre a necessidade do encaminhamento das almas a eles confiadas para o aprimoramento moral, descerra-lhes as portas do dever cumprindo, preparando-os para tão importante responsabilidade: a de resgatar o lar em sua missão mais sagrada de sedimentar nos corações os valores cristãos e colaborar coma Espiritualidade, no retorno das almas à Terra para cumprimento de seus destinos evolutivos.
Aproveitemos a infância como o agricultor a cuidar da sua lavoura, preocupando-nos em preparar a terra dos corações, plantando as sementes benditas do evangelho, arrancando as ervas daninhas dos vícios, promovendo a irrigação do serviço cristão e vendo-a crescer sob o sol do amor verdadeiro e sincero.
Se não conseguimos acender um “holofote” à nossa vida com o esforço pessoal, jamais esqueçamos que a simplicidade do fósforo não só ilumina como também acende o fogo da esperança.
Concluído: a infância amparada será o jovem dinâmico e capaz de amanha, e esse jovem será a liderança dos destinos do mundo.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor JoamarZanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário