A CIÊNCIA DE EDUCAR, DOUTRINAR E EVANGELIZAR.
“Educação é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades do
indivíduo”.
Pestalozzi.
Quando falos em ciência, pensamos em
um conjunto organizado de conhecimentos e técnicas relativos a um certo
assunto; e quando falamos em educação, pensamos em instrução e ensino.
Esclarece-nos Emmanuel: “Educar é por excelência a função da própria
vida”.
Faz-se mister aprofundarmos nossa visão sobre o tema EDUCAÇÃO, fugindo à idéia deficiente de
que educar é somente esclarecer o cérebro.
O desenvolvimento dos valores intelectuais é uma parte
da educação, mas, como a parte não é o todo, é preciso entendermos as partes
que formam o todo na educação.
Podemos dividir o trabalho educativo em duas
macrotarefas, que se dividirão em inúmeras microtarefas.
Conforme a frase de Pestalozzi nos esclarece, educar é
desenvolver todas as potencialidades do espírito sejam elas intelectuais ou
morais.
Trabalhar o progresso intelectual
chama-se DOUTRINAR – relativo à
instrução.
Trabalhar o progresso moral chama-se EVANGELIZAR – relativo ao
desenvolvimento moral.
São estas duas etapas fundamentais da educação:
doutrinação e evangelização.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3ª. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
RHEDAM.
(rhedam@gmail,com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário