INTRODUÇÃO.
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RESUMO DA
DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.
16. “Chamo
de homem vicioso aquele vulgarmente ama mais ao corpo do que à alma. O amor está
por toda a Natureza e nos convida a exercitar nossa inteligência. É encontrado
até mesmo no movimento dos astros. É o amor que enfeita a Natureza com seus
ricos tapetes. Ele se enfeita e fixa sua morada onde encontra flores e
perfumes. É ainda o amor que dá a paz aos homens, a calma ao mar, o silêncio
aos ventos e o descanso à dor”.
O
amor, que deve unir os homens por um sentimento fraternal, está de acordo com
esta teoria de Platão sobre o amor universal, como lei da Natureza. Sócrates,
tendo dito que “o amor ao é nenhum deus nem um mortal e, sim,um grande demônio”,
ou seja, um grande Espírito dirigindo o amor universal, fez com que essa afirmação
lhe fosse, sobretudo, atribuída como crime.
17. “A
virtude não pode ser ensinada; ela vem por uma dádiva de Deus àqueles que a
possuem”.
Isto
é quase a doutrina cristã sobre o auxilio divino. Se a virtude é uma dádiva de
Deus, se é um favor, podemos nos perguntar por que não é concedida a todas as
pessoas; por outro lado, se a virtude é dom, não tem o menor mérito para aquele
que a possui. O Espiritismo é mais claro: diz que aquele que possui a virtude a
adquire por seus esforços em suas existências sucessivas, despojando-se pouco a
pouco de suas imperfeições. O auxílio divino é a força que Deus dá a todo homem
de boa vontade, para se despojar do mal e fazer o bem.
Fonte:
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição -
Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.
RHEDAM.
(rhedam@gmail.com)
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