ESCLARECENDO
AS DÚVIDAS DOS JOVENS!
CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Os
conceitos científicos influíram de forma acentuada na codificação?
Sem dúvida. A codificação se verificou
dentro de um contexto histórico e social buscando, na Ciência e na Filosofia da
época, subsídios indispensáveis para solidificar suas bases. Quando lemos o “Livro dos Espíritos”, por exemplo,
constatamos que Kardec levantava aos espíritos questões preocupantes daquela
momento histórico. Tanto é verdade que a Doutrina se edificou sobre as
descobertas científicas daquele tempo, que Allan Kardec, em “Caracteres da Revelação Espírita”,
afirma: “As descobertas da ciência glorificam a Deus, em lugar de O rebaixar;
elas não destroem senão o que os os homens edificaram sobre idéias falsas que
eles fizeram de Deus”. E, mais adiante: “O Espiritismo, marchando com o
progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas demonstram
estar em erros sobre certos ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a
aceitara”. Essa vinculação do Espiritismo a Ciência demonstra que, a partir dos
conceitos científicos é que foi erigido o edifico doutrinário e, ainda, que a
doutrina não está terminada.
Fonte: Revista Informação – Ano XI – Nº. 129. - Agosto
de 1987.

Nenhum comentário:
Postar um comentário