QUINTA ATITUDE PARA CONOSCO MESMO.
Isso nos mostra que precisamos subir mais um degrau e praticarmos o Quinto Passo. Não importa que tenhamos retornado ao primeiro, ao segundo terceiro e quarto passos, para continuarmos a subida evolutiva, esse retorno aos passos anteriores são instrumentos utilizados para o nosso crescimento.
É muito difícil para qualquer pessoa aceitar-se como sendo defeituosa, principalmente na sua estrutura psíquica. Quando nos olhamos no espelho, vimos a imagem de um corpo perfeito sem qualquer tipo de deficiência física, mostramos o nosso fenótipo. Hoje através da ciência é possível descobrir toda a nossa ascendência genética. Mas, a nossa formação moral, os nossos sentimentos responsáveis pelas nossas atitudes, é inteiramente de nosso conhecimento. E só conseguimos exteriorizá-los através do inventário que realizamos no quarto passo.
Aceitando as nossas responsabilidades abrimos o caminho para o desenvolvimento da melhora íntima, a partir do momento em que admitimos para nós, para o “P.S.”, para outras pessoas que possuímos defeitos de caráter, crescemos, tornamo-nos humildes. Partilhamos na sala a situação mental de imperfeição em que vivemos, compreendendo o que já sabemos, que não há ninguém perfeito, apenas pessoas que progridem sempre em todos os sentidos de suas vidas.
Para facilitar a cura precisaremos de uma pessoa que possa nos ouvir, partilhar suas experiências, entender os nossos sentimentos, apoiando-nos através de sugestões por ela praticadas. Em nosso meio chamamos de padrinho e ou madrinha.
Carlos. Sou mais um Nar-Anon em recuperação.
RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário