INTRODUÇÃO.
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RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.
3. ”Enquanto tivermos o nosso corpo e a alma estiver mergulhada nessa corrupção, nunca possuiremos o objeto de nossos desejos: a verdade. De fato o corpo nos oferece mil obstáculos pela necessidades que temos de cuidar dele; além disso, nos enche de desejos, vontades, temores, mil quimeras e mil tolices, de maneira que, com ele, é impossível ser sábio em algum momento. Mas, se não for tão possível conhecer com pureza coisa alguma, enquanto a alma estiver unida ao corpo, conclui-se, de duas coisas, uma: ou que nunca se conhecerá a verdade, ou que só a conhecemos por nós mesmos a essência das coisas. Eis porque os verdadeiros filósofos se preparam para morrer, e a morte não lhes parece de nenhum modo terrível”. (consulte o céu e o Inferno, 1ª parte, cap. 2; 2ª parte, Cap.1.)
Temos aqui o princípio das aptidões, dos dons da alma, obscurecidos pelas sensações do corpo físico, e da expansão dessas faculdades após a morte. Mas trata-se apenas de almas evoluídas, já depuradas; não acontece o mesmo com as almas impuras.
4.”A alma impura, nesse estado, encontra-se atordoada e é arrastada para o mundo invisível e imaterial; podemos dizer, portanto, que ela permanece, ao redor dos monumentos e dos túmulos, junto aos quais foram vistos as vezes fantasmas tenebrosos, como devem ser as imagens das almas que deixaram o corpo sem estar inteiramente depuradas e que ainda mantém algo da forma material, o que faz com que nós passamos percebê-las. Não são as almas dos bons, mas sim as dos maus, que são forçadas a vagar, errantes, nesses lugares, onde sofrem as penas de sua vida passada e onde continuam a vagar, até que os desejos inerentes à forma material, que as atraem, as conduzam a um outro corpo. Então elas retomam, sem dúvida, os mesmos costumes que durante à vida anterior, eram objeto de suas predileções”
Não é apenas o princípio da reencarnação que está aqui claramente expresso, mas também o do estado das almas que ainda estão sob o domínio da matéria, descrito como o Espiritismo o mostra, nas evocações. Diz mais: que a reencarnação em um corpo material é uma consequência da impureza da alma, mas que as almas purificadas estão livres dela. O Espiritismo não diz outra coisa, apenas acrescenta que a alma que tomou boas resoluções na erraticidade e que tem conhecimentos adquiridos trará, ao renascer, menos defeitos, mais virtudes e mais ideias intuitivas que não possuía em sua existência anterior, e que, assim, cada existência marca para ela um progresso intelectual e moral. (Consulte O Céu e o Inferno, 2ª parte: Exemplos.) .
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.
RHEDAM. (rhedam@gmail.com)
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