INTRODUÇÃO.
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RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.
5. Após nossa morte, o gênio (daimon, demônio), que nos havia sido designado durante nossa vida, nos leva a um lugar onde se reúnem todos aqueles que devem ser conduzidos ao Hades (inferno), para ai serem julgados. As almas, após viverem no Hades o tempo necessário, voltam a esta vida por numerosos e longos períodos.
Esta é a doutrina dos anjos guardiães ou Espíritos protetores e das reencarnações sucessivas, após intervalos mais ou menos longos de erraticidade.
6. Os demônios ocupam o espaço que separa o céu da Terra, são o laço que une o Grande Todo consigo mesmo. "A divindade nunca entra em comunicação direta com o homem, mas é por intermédio dos demônios que os deuses se relacionam e falam com ele, seja durante o estado de vigília, seja durante o sono”.
A palavra daimon, da qual se derivou demônio, não era tomada no mau sentido na antiguidade tal como é nos tempos modernos. Não se aplicava exclusivamente aos seres malfazejos, mas a todos os Espíritos em geral, entre os quais se distinguiam os Espíritos superiores chamados de deuses, e os Espíritos menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que se comunicam diretamente com os homens por intermédio dos Espíritos puros encarregados de transmitir as vontades Dele; que os Espíritos se comunicam com os homens durante o estado de vigília e durante o sono. Se substituirmos a palavra demônio pela palavra Espírito teremos a doutrina espírita; coloquemos a palavra anjo e teremos a doutrina cristã.
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.
RHEDAM. (rhedam@gmail.com)
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