Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO. - 4. - PRECURSORES DA DOUTRINA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO. - SÓCRATES E PLATÃO.


                                                        INTRODUÇÃO.

                                                                         4

    PRECURSORES DA DOUTRINA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO.

SÓCRATES E PLATÃO.

            Em relação ao fato de Jesus ter conhecido a seita dos essênios, cometeríamos um erro ao concluir que dela tirou algum ensinamento, e que, se tivesse vivido em outro lugar, teria adotado outros princípios. As grandes ideias nunca surgem subitamente;aquelas que têm por base a verdade sempre possuem precursores que lhes preparam parcialmente o caminho. Mais tarde, quando o tempo é chegado, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar esses elementos esparsos, e de criar um corpo para a doutrina. Desta maneira, não surgindo bruscamente, encontra, quando de sua aparição, espíritos dispostos a aceitá-la. Assim aconteceu com a doutrina cristã, que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, e da qual Sócrates e Platão foram os principais precursores.
Sócrates, assim como o Cristo, não escreveu nada, ou pelo menos não deixou nada escrito, e também, como Ele, padeceu a morte dos criminosos, vitimado pelo fanatismo, por ter atacado as crenças tradicionais e colocado a verdadeira virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos, ou seja, por ter combatido os preconceitos religiosos.   Assim como Jesus foi acusado pelos fariseus de corromper o povo com seus ensinamentos, Também Sócrates foi acusado pelos “fariseus“ de seu tempo – já que eles sempre existiram – de corromper a juventude, proclamando a crença num Deus único, a imortalidade da alma e a vida futura. Da mesma maneira que a doutrina de Jesus apenas pelos escritos de seus discípulos, conhecemos a de Sócrates pelos escritos de seu discípulo Platão. Acreditamos ser útil resumir aqui os seus pontos mais importantes para mostrar sua concordância com os princíos do Cristianismo.
Àqueles que julgarem essa comparação uma profanação e que afirmam não poder haver uma semelhança entre a doutrina de um pagão e a do Cristo, reponderemos que a Doutrina de Sócrates não era pagã, visto que tinha por objetivo combater o paganismo, e que a doutrina Jesus, mais completa e mais depurada do que a de Sócrates, nada tem a perder com a comparação, que a grandeza da missão divina do Cristo não será diminuída e, além de tudo , é a própria história que não pode ficar sufocada. O homem chegou a um tempo em que a luz surge por si mesma, debaixo do alqueire. Ele está maduro para encará-la de frente. Pior para aqueles que temem abrir os olhos. Chegou o tempo de encarar amplamente as coisas do alto e não mai sobre o ponto de vista mesquinho e acanhado dos interesse das seita e das raças.
Estas citações provarão, além disso, que, como Sócrates e Platão pressentiram as ideias cristãs, encontram-se igualmente ma sua doutrina os princípios fundamentais do Espiritismo.                                                                                                                                                        

            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário