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sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 258. - EDUCAÇÃO - INVENTÁRIO – REFORMA ÍNTIMA. - COMPILADOR Dr. CARLOS.

        EDUCAÇÃO - INVENTÁRIO – REFORMA ÍNTIMA.

            - Inventário: das nossas imperfeições e dos nossos defeitos de caráter.
            - Reforma Íntima.     Daí, mais uma vez a necessidade imperiosa da prática da reforma íntima, a partir do próprio lar, com sentimentos de tolerância e compreensão entre os cônjuges, para proporcionar um ambiente salutar, condicionador do equilíbrio psíquico dos Espíritos que, por determinações superiores, estão encarnados em uma mesma família.
            Quando nos reformamos e nos tornamos vigilantes, conseguimos com o Apoio de Deus e da Espiritualidade Superior, evitar muitas doenças e tragédias, comportamentais em nossa família, causadas por influências e obsessões inferiores em nosso lar..
            - Reparações para com os encarnados a quem prejudicamos?
                        - Disse- nos Jesus: - “Antes de fazer a tua oferta vai ter-te com teu irmão”.
                        - Listando-os àqueles desafetos da presente existência.
                        - Como? Reparando erros do passado e do presente, evitando-os no futuro.
            - Reparações para com os desencarnados a quem prejudicamos?
                        - Disse- nos Jesus: - “Antes de fazer a tua oferta vai ter-te com teu irmão”.
                        - Sem nos preocuparmos com quem são.
                        - Como?
                        - Educando-os, pela prece, pelo exemplo de amor, perdão e caridade.
            Devemos perguntar a nós mesmos: - “O que é Educação?”
            Vamos encontrar no Dicionário Aurélio a seguinte descrição: - “ É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral , visando à sua melhor integração individual e social.
            No Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, encontramos que: - Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens  para adaptai-las à vida social. 
            A receita de bem educar está contida nos Evangelhos...
            Na revista espírita de junho de 1866, num artigo intitulado “O Trabalho” o Espírito de Santo Agostinho afirma, sem possibilidades de evasivas: - “que o coração humano é um solo fértil em afeições e doces sentimentos, um campo cheio de sublimes aspirações, quando cultivado pelas mãos da caridade e da religião”. 
            E realmente é!  Mas sem caridade e religião, a afeição  e o sentimento já não parece tão doces.
            Aos pais Deus perguntará: - Que fizeste da criança que lhe foi confiada a vossa guarda?
            - Se permaneceu atrasada por vossa culpa, vosso castigo será de vê-la entre os espíritos sofredores, quando dependia de vós que fosse feliz. (...)
            Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral dos seus filhos, se não conseguiram êxito, não têm do que lamentar e a sua consciência deve estar tranqüila. Quanto a amargura é muito natural que experimentam, pelo insucesso de seus esforços, Deus reserva-lhes uma grande, imensa consolação, pela certeza de que é apenas um atraso momentâneo, e que lhe será dado acabar em outra existência a obra então começada... . 
            Nós que vivemos o final do Segundo e o início do Terceiro Milênio, em pleno século XXI, no país do Cruzeiro, símbolo da redenção Cristã, ... “somos inseguros e nos achamos incompetentes quando o assunto é a educação daqueles que chamamos de nossos filhos, ou seja dos filhos Deus”.
            O psicólogo e pedagogo, pesquisador da Universidade de Stanfor, na Califórinia, especialista em desenvolvimento moral de crianças, Willian Damon no seu livro “Expectativas Maiores”, nos diz: - “Entretanto, o culto à auto-estima e a indulgência para com os filhos - onde a disciplina, na maioria das vezes, foi notoriamente ignorada, para não dizer desconhecida - criou gerações de crianças mal-educadas, apáticas e amorais”.
            Dr. Rinaldo Delamare, pediatra, no seu livro “A Vida do Bebe, cita: - “Para a geração presente e futura, vítimas das circunstâncias especiais impostas pelas transformações contínuas, que vêm sofrendo todas as instituições, neste período de incertezas e aflições que a Humanidade atravessa, o melhor legado que podemos deixar aos nosso filhos não serão certamente bens materiais, nomes ilustres, bons amigos ou parentes delicados, mas sim aquilo que nunca perecerá e constituirá sempre arma insubstituível e certa para as lutas da vida: Uma boa Educação.“            
            E a família o que faz?
            Perguntaram à Emmanuel na Questão 110: - Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra?
            - A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.
            Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.
            Na sua grandiosa tarefa de cristianização, essa é a profunda finalidade do Espiritismo Evangélico, no sentindo de iluminar a consciência da criatura, a fim de que o lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens, em lares cristãos, para a nova era da humanidade.
            Ainda, Emmanuel, que nos diz: - “O LAR É UMA ESCOLA, EM QUE SOMOS, NA TERRA, APRENDIZES E PROFESSORES UNS DOS OUTROS”.
            Os pais humanos têm que ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organisação do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, conseguem manter, na invigilância coletiva, a segurança possível contra desordem ameaçadora.
            A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem e a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços espiritualmente falando, na vala comum a inutilidade.
            O Dr. Rinaldo Delamare, no mesmo livro “A Vida do Bebe”, conscientisa os pais, afirmando,  que um filho significa maior sacrifício que qualquer outro, e os pais devem convencer-se de que, quando ganharam o filho, perderam a sua liberdade, o conforto das noites bem dormidas, as diversões inesperadas, e adquiriram o dever de acalmar as paixões e inclinações íntimas... Enfim, no meio de todo prazer e alegria, de preocupações e aflições, devem compreender a exata finalidade da sua missão, exteriorizada na forma sublime da abnegação(...). 
            Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar por sucedâneos ocultos que envenenam a alma. Só um espírito que tenha compreendido a paternidade de Deus, acima de tudo, consegue escapar à lei pela qual os filhos sempre imitarão os pais, ainda quando estes sejam perversos.
            Como temos filhos na Terra, ouçamos a palavra do Cristo, escrita por João.S., 8:38., que nos diz: - “Vós fazeis o que também vistes junto de vosso Pai”. - Jesus.
            Nós pais devemos perguntar:
            - Mas como educar com acerto?
            - Onde está o método seguro da Educação?
            - Como entender que a Humanidade, após conquistas inimagináveis, ainda não logrou encontrá-lo?
            - Qual é o Caminho?
            Pedro A Bonila, no  capítulo Quatorze do seu Livro, Quem é seu filho? Cita uma afirmação do psicólogo Wilian Damon, presente no seu livro “Expectativas Maiores”, que a criança para desenvolver o seu caráter, deverá ser alertada quanto às realidades sociais fundamentais, as quais tem que se adaptar.
            Evitar de fazer com que a criança se sinta o centro de todas as coisas, tornando-a consciente de si própria e de seus sentimentos, pois podemos desse modo colocá-la a frente a cima de todos os outros, fazendo-a ignorar os sentimentos e as necessidades alheias. Assim, a criança viverá fora da realidade.
            Portando é importante que a criança obedeça a regras e orientações firmes e claras, para que não venha a desenvolver a arrogância e o desrespeito.
            Quando perguntado como Ele encara a questão da disciplina na escola e no lar?!
            Diz o psicólogo: - Amor, cuidado e disciplina são os elementos essenciais. É triste, mas previsível, que nos nossos tempos a disciplina tenha se tornado um tópico de acirrada controvérsia, quando deveria continuar sendo o que sempre foi: uma questão de simples Bom senso.
            Eu não defendo o uso de punição física, nem de descomposturas humilhantes. Mas, há sempre maneiras sábias, seguras e eficiente de se impor disciplina.
            O Espírito de Emmanuel, afirma que “o psicólogo, o pedagogista, o formador de novas gerações, para entrarem na arena da luta a prol de aperfeiçoamento de cada individualidade sobre a Terra, terão que buscar a sua norma de ação dentro do próprio Cristianismo em sua simplicidade inicial, se não quiserem que a Humanidade atinja a culminância dos arrastamentos e das destruições. As religiões literalistas passaram, desdobrando com as suas filosofias, sobre a fronte da Humanidade, um manto rico de fantasias e de concepções variadas, mas baldas de essência do espírito que lhes vivificassem os ensinamentos”. . cap.VI-Livro Emmanuel 9 edição, FCX, FEB...
            “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes  dos pais”. Coelho Neto.
            Existe sim um método seguro, uma receita infalível para a educação dos filhos ... de Deus.
            Este é a primeira parte  do conjunto de regras que compõem a receite de educação”
                        1. - Amar a Deus sobre todas as coisas;
                        2. - Não tomar Seu nome em vão;
                        3. - Santificar o dia de sábado;
                        4. - Honrar Pai e Mãe;
                        5. - Não matar;
                        6. - Não adulterar;
                        7. - Não roubar;
                        8. - Não prestar falso testemunho;
                        9. - Não desejar a mulher do próximo;
                        10.-Não desejar a casa do próximo, nem o seu servidor, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem coisa alguma que lhe pertença.
            A segunda parte do conjunto de regras, esta escrito no Evangelho de Mateus no capítulo VI, no versículo 33, que diz: - “Procurai, primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”.
            Sugerimos uma terceira parte do conjunto de regras, que é o seguinte: - “Fazei aos outros o que quereis que os outros vos façam”.
            Unidos as três partes da receita encontraremos, nas doze regras que a compõem - o caminho de bem educar sem equívocos e sem erros.
            Segundo Emmanuel na Questão 112, do Livro O Consolador, nos informa: - “as escolas instrutivas do planeta poderão renovar sempre os seus métodos pedagógicos, com esses ou aqueles processos novos, de conformidade com a psicologia infantil, mas a escola é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo”.
            A receita de bem educar esta contida nos Evangelhos, e nem poderia ser diferentes; os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo constituem o roteiro seguro para a evolução da Humanidade.
            Para lograrmos êxito na educação dos filhos ... de Deus, além de orientar é necessário exemplificar. Devemos sempre nos perguntar se precisamos ensinar a eles o que queremos ou o que devemos?
            No entanto, ainda precisamos saber que, algumas vezes, Deus coloca filhos bastante difíceis em nossas mãos.
            É necessário compreendermos que muitos deles estão no começo da jornada evolutiva, da qual não podem esquivar-se, e como não possuem desenvolvimento intelectual e moral e considerações, é evidente que teremos que dispensar esforço muito maior para educá-los.
            Mais uma vez citamos o Dr. Rinaldo Delamare, no mesmo livro “A Vida do Bebe”, afirma ele, que : - “Educar é informar, é respeitar, é valorizar, é permitir que o outro seja ele mesmo”.
            Muitas vezes, disse ele, “o pai e mãe podem prejudicar conscientemente o seu filho, porém o fazem, freqüentemente, sem querer e perceber, demonstrando mau gênio ou má educação”. 
            Allan Kardec é categórico ao afirmar que “a maioria necessita de ensinamentos diretos em matéria de religião e moral, como em matéria de ciência”.

                        RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

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