NAS
CONVERSAÇÕES.
Não se irrite com o interlocutor, se
não lhe corresponde à expectativa. Talvez não tenha sido suficientemente claro
na expressão.
Se o interpelado não atende, de
pronto, cale as reclamações. é provável que ele seja gago e, se não for, a
descortesia é uma infelicidade em si mesma.
Quando alguém não lhe der a
informação solicitada, com a presteza que você desejaria, não se aborreça.
Recorde que a surdez pode atacar a todos.
Evite os assuntos desconcertantes
para o ouvinte. Todos temos zonas nevrálgicas no destino, sobre as quais
precisamos fazer silêncio.
Não pergunte a esmo. Quem muito
interroga, muito fere.
Cultive a delicadeza com os
empregados de qualquer instituição ou estabelecimento, onde você permaneça de
passagem. Sua mente, quase sempre, está despreocupada em semelhantes lugares e
ignora os problemas de quem foi chamado a servi-lo.
Seja leal, mas fuja a fraqueza
descaridosa. a pretexto de ser realista, não pretenda ser mais verdadeiro que
Deus, somente de cuja Autoridade Amorosa recebemos as revelações e trabalhos de
cada dia.
Se o companheiro lhe fere o ouvido
com má resposta, tenha calma e espere o tempo. Possivelmente já respondeu com
gentileza noventa e nove vezes a outras pessoas, ou, talvez, acabe de sofrer
uma perda importante.
Ajude, conversando. Uma boa palavra
auxilia sempre.
Lembre-se de que o mal não merece
comentário em tempo algum.
Fonte: Agenda Cristã - André Luiz -
Francisco C. Xavier - Editora FEB - Rio de Janeiro RJ.
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