Existem recursos materiais e
espirituais para a melhoria da convivência com essas crianças.
Desde a 1ª. metade do século XIX,
iniciaram-se os esforços para a criação de métodos pedagógicos especializados. Estes esforços
foram se somando a trabalhos desenvolvidos por grandes nomes tais como. Itard,
Charcot, Richet, Behring, Strumpel, Adler e Freud. Hoje, temos um ramo da
pedagogia voltado para educabilidade de crianças não consideras normais: a
pedagogia teratológica, empregando métodos variados, principalmente a
ergoterapia (a cura pelo trabalho), a psicologia (cura pelos processos de
educação psíquica), a psicologia individual de Adler (cura pelo reconhecimento
da coletividade), o método de sublimação de Freud (transformação da energia
represada em valores morais, artísticos, sociais).
Assim, os pais encontrarão, sob o
aspecto material, orientação para lidar com elas, junto ao apoio de
instituições especializadas.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor
JeomarZanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)
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