O
LIVRO DOS MÉDIUNS.
SEGUNDA
PARTE.
CAPÍTULO VII.
BICORPORIEDADE E
TRANSFIGURAÇÃO.
119. Voltemos ao nosso assunto. Isolado do corpo, o Espírito
de um vivo pode, como o de um morto, mostrar-se com todas as aparências da
realidade. Demais, pelas mesmas causas que hemos exposto, pode adquirir
momentânea tangibilidade. Este fenômeno, conhecido pelo nome de bicorporeidade,
foi que deu azo às histórias de homens duplos, isto é, de indivíduos cuja
presença simultânea em dois lugares diferentes se chegou a comprovar. Aqui vão
dois exemplos, tirados, não das lendas populares, mas da história eclesiástica.
Santo
Afonso de Liguori foi canonizado antes do tempo prescrito, por se haver
mostrado simultaneamente em dois sítios diversos, o que passou por milagre.
Santo Antônio de Pádua estava pregando na Itália, quando seu
pai, em Lisboa, ia ser supliciado, sob a acusação de haver cometido um
assassínio.
No momento da execução, Santo Antônio aparece e demonstra a
inocência do acusado. Comprovou-se que, naquele instante, Santo Antônio pregava
na Itália, na cidade de Pádua.
Por nós evocado e interrogado, acerca do fato acima, Santo
Afonso respondeu do seguinte modo:
1ª
Poderias explicar-nos esse fenômeno?
“Perfeitamente. Quando o homem, por suas virtudes, chegou a
desmaterializar-se completamente; quando conseguiu elevar sua alma para Deus,
pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Espírito encarnado,ao
sentir que lhe vem o sono, pode pedir a Deus lhe seja permitido transportar-se
a um lugar qualquer. Seu Espírito, ou sua alma, como quiseres, abandona então o
corpo, acompanhado de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria
imunda num estado próximo do da morte. Digo próximo do da morte, porque
no corpo ficou um laço que liga o perispírito e a alma à matéria, laço este que
não podeser definido. O corpo aparece, então, no lugar desejado. Creio ser isto
o que queres saber.”
2ª
Isso não nos dá a explicação da visibilidade e da tangibilidade do perispírito.
“Achando-se desprendido da matéria, conformemente ao grau de sua
elevação, pode o Espírito tornar-se tangível à matéria.”
3ª
Será indispensável o sono do corpo, para que o Espírito apareça noutros
lugares?
“A alma pode dividir-se, quando se sinta atraída para lugar
diferente daquele onde se acha seu corpo. Pode acontecer que o corpo não se
ache adormecido, se bem seja isto muito raro; mas, em todo caso, não se
encontrará num estado perfeitamente normal; será sempre um estado mais ou menos
extático.”
Nota.
A alma não se divide, no sentido literal do termo: irradia-se para diversos
lados e pode assim manifestar-se em muitos pontos, sem se haver fracionado.
Dá-se o que se dá com a luz, que pode refletir-se simultaneamente em muitos
espelhos.
4ª Que sucederia se, estando o homem a dormir, enquanto seu
Espírito se mostra noutra parte, alguém de súbito o despertasse?
“Isso não se verificaria, porque, se alguém tivesse a intenção de
o despertar, o Espírito retornaria ao corpo, prevendo a intenção, porquanto o
Espírito lê os pensamentos.”
Nota.
Explicação inteiramente idêntica nos deram, muitas vezes, Espíritos de pessoas
mortas, ou vivas. Santo Afonso explica o fato da dupla presença, mas não a
teoria da visibilidade e da tangibilidade.
Fonte, “Livro dos Médiuns“, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, do
Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.
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