APOIO FRATERNO.
Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.
DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.
(de acordo com Mari, 2002)
Entre os TRANQUILIZANTES que causam dependência estão os benzodiazepínicos e os barbitúricos. São substâncias vendidas como medicamentos em farmácias e geralmente prescritas pelo médico.
Os benzodiazepínicos são os tranqüilizantes mais vendidos no nosso meio. O uso diário desta substância por períodos a partir de quatro semanas pode levar à dependência. Nesses casos, a tentativa de interromper o uso pode levar ao aparecimento da síndrome de abstinência, que freqüentemente leva as pessoas a continuar o uso do medicamento. Seu uso é extremamente perigoso quando associado a outras substâncias como, por exemplo, o álcool.
Os principais efeitos causados pelos benzodiazepínicos são relaxamento e sedação, fala pastosa, incordenação motora, marcha instável, confusão mental, diminuição da velocidade dos batimentos cardíacos e falta de ar.
Os barbitúricos são muito menos, mas potencialmente mais perigosos. A quantidade de pessoas que morrem por uso de altas doses é grande e a síndrome de abstinência pode levar à morte.
Os barbitúricos têm como principais efeitos as sensações de calma e relaxamento, sonolência, sensação de embriaguez alcoólica, desinteresse e dilatação das pupilas. Na superdosagem ocorre depressão respiratória coma e morte.
Com que objetivo os Espíritos imperfeitos nos induzem ao mal?
“Para vos fazer sofrer como eles.”
a) Isso diminui os seus sofrimentos?
“Não. Fazem-no por inveja, ao verem seres mais felizes.”
b) Qual a natureza do sofrimento que querem que os outros experimentem?
“Os que resultam dos seres de ordem inferior, afastado de Deus.” (O Livro dos Espíritos, questão 465)
Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário