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sábado, 29 de dezembro de 2012

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA. Nº 17. - MÉDIUNS E MEDIUNIDADE. - ANEXO. Nº. 60. - PROSELITISMO. - ODILON FERNANDES. (CARLOS A BACCELLI.)


                                                  – PROSELITISMO.

            “Se nossa fé se consolidou dia a dia, foi porque compreendemos; fazei, pois, compreender, se quereis arregimentar prosélitos sérios”. – (O Livro dos Médiuns – segunda Parte – Cap. XII)

            O Espiritismo, ao contrário de outras religiões, não faz proselitismo de arrastamento, e os médiuns, que se dedicam às fileiras, devem adotar idêntico comportamento.
            Os Centros Espíritas estão de portas abertas para os que desejem procurálos e as lições ali ministradas são acessíveis a todos.
            Os que estiverem aptos para assimilarem a Doutrina, espontaneamente a procurarão.
            Muitos dos que, após o seu primeiro contato com a filosofia espírita, dela se distanciaram, é porque se sentiram “incomodados”, a nível de consciência, de vez que, justamente por não exigir nada de ninguém, sentem-se na obrigação de corresponder-lhe de alguma forma.
            O comodismo é responsável pelo atraso espiritual de um sem-número de pessoas e, infelizmente, existem religiões que fomentam esse estado de coisas, já que lhes interessa a ingenuidade de seus profitentes.
            Habitualmente, diz-se que os espíritas trabalham muito. É que, ansiando por recuperar o tempo perdido, eles compreendem o significado das palavras do Mestre Nazareno: “pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá...”
            No Espiritismo não há lugar para a ociosidade.
            Compreende-se a brevidade da vida física e procura-se fazer o que se pode. O espírita tem sede progresso, e os Espíritos-espíritas (se é que podemos rotular assim) também a temos.
            É por não fazer proselitismo que a Doutrina tem chamado a atenção de muita gente. Mas o espírita não faz proselitismo porque não deseja que as pessoas sejam espíritas... Evidentemente que deseja colocar a luz sobre o candeeiro e compartilhá-la com todos, mas sabe que não pode e não deve obrigar ninguém a contemplá-la.
            Paulo, que ansiava por espalhara a Boa-Nova, foi rejeitado exatamente pelo povo mais culto da época – o grego -, inclusive, no Aréopago de Atenas, rendia culto ao Deus Desconhecido.
            O Médium não deve prevalecer-se de sua mediunidade para fazer proselitismo.
            Quando o fruto amadurece, ele despenca da árvore, se bem que o vendaval das provas pode arremessá-lo ao chão, obrigando-o à maturação.
            O Exemplo é o discurso mais convincente.
            A altercação religiosa deve ser evitada, a todo custo, pelos espíritas idôneos. Dialogar, sim: polemizar, não.
            Se o próprio Cristo não polemizou sobre a Verdade, com Pilatos, por que haveríamos de nos arvorar em seus intransigentes defensores?
            A discussão religiosa aumenta a distância entre Deus e os homens.
            Divulgar a Doutrina, através de todos os recursos lícitos é dever básico do espírita, desde de que não haja imposição.
            Que as sementes sejam lançadas e que geminem pelo Mestre, apenas um voltou-lhe para agradecer-lhe...
            Silenciando, ainda, ante Pilatos, Jesus não o estaria convidando a descobrir por si mesmo a resposta, como a dizer-nos que o conhecimento da Verdade é uma tarefa Pessoal?!...         

Fonte: Livro Mediunidade e Doutrina - Odilon Fernandes (Espírito) Psicografado por Carlos A. Baccelli - 1o. Edição - Editora Instituto de Difusão Espírita - Araras - SP - 1990.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

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