SEARA DOS MÉDIUNS.
FOME E IGNORÂNCIA.
Reunião pública de 08-02-1060.
– L. M. Questão n º. 32.
Atentos ao impositivo do estudo, a
fim de que a luz do entendimento nos ensine a caminhar com segurança e a viver
proveitosamente, estabeleçamos alguns confrontos entre a fome e a ignorância –
dois dos grandes da Humanidade.
A fome anemiza o corpo.
A ignorância anestesia.
A fome atormenta.
A ignorância ilude.
A fome cria aflições imediatas.
A ignorância cria calamidades
remotas.
A fome é crise gritante.
A ignorância é problema enquistado.
*
Em todos os lugares, vemos o faminto
e o ignorante em atitudes diversas.
O faminto trabalha afanosamente na
conquista do pão.
O ignorante é indiferente a posse da
luz.
O faminto reconhece a própria
carência.
O Ignorante não se define.
O faminto aparece.
O ignorante oculta-se.
O faminto anuncia a própria
necessidade.
O ignorante engana a si mesmo.
*
Qualquer pessoa pode atender à fome.
Raras criaturas, porém, conseguem
socorrer a ignorância.
Para sanar a fome, basta estender
pão.
Para extinguir a ignorância, é
indispensável fazer luz.
Nesse sentido, mentalizemos o Provedor
Divino.
Todos sabemos que o pão entregue
pelos discípulos a Jesus, a fim de ser multiplicado em favor de famintos, é,
aproximadamente, o mesmo de hoje que podemos amassar com facilidade; mas luz
entregue pelo Senhor aos discípulos, para ser multiplicada em favor dos
ignorantes,exige perseverança incansável, no serviço do bem aos outros, com
espírito de amor puro e sacrifício integral.
Valendo-nos, pois, da
conceituação que a fome e a ignorância nos sugerem, concluímos que, na Doutrina
Espírita, não nos bastam aqueles amigos que nos mostrem médiuns e fenômenos,
para dissipar-nos a inquietação da fome de ver, mas, acima de tudo, precisamos
dos companheiros valorosos, com atitude e exemplo, que nos arranquem ao
comodismo de ignorância, para ajudar-nos a discernir.
EMMANUEL.
Livro: “SEARA DOS MÉDIUNS”, -
Emmanuel, - Psicografado por Francisco Cândido Xavier, - 12 ª edição, - Editora
F E B, - Rio de Janeiro, RJ, - Abril de 2000.
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