Powered By Blogger

domingo, 6 de maio de 2012

- GOTAS EVANGÉLICAS. - ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - CONTROLE UNIVERSAL DOS ENSINAMENTOS DOS ESPÍRITOS. - SEGUNDA PARTE.


                       INTRODUÇÃO.

                               2

    AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA.

             CONTROLE UNIVERSAL DOS ENSINAMENTOS DOS ESPÍRITOS. 

                           SEGUNDA PARTE.

(...) Na universalidade dos ensinamentos dos Espíritos esta a força do Espiritismo e também a causa de sua tão rápida propagação. A voz de um único homem, mesmo com a ajuda da imprensa, levaria séculos para chegar aos ouvidos de todos, mas eis que milhares de vozes sem fazem ouvir simultaneamente em todos os lugares da Terra para proclamar os mesmos princípios e transmiti-los a todos de forma igual; dos mais simples de entendimento aos mais sábios. Ninguém é deixado de lado É uma vantagem que nenhuma das doutrinas que já apareceram até hoje possui. Resulta que, se o Espiritismo é uma verdade dos homens, nem as revoluções morais, nem as perturbações físicas do globo, visto que nenhuma destas coisas pode atingir os Espíritos.
Mas esta não é a única vantagem que resulta desta posição excepcional. O Espiritismo tem também uma poderosa garantia contra as divisões que poderiam nascer, seja pela ambição de alguns, seja pelas contradições de certos Espíritos. Essas contradições são certamente um obstáculo, mas trazem em si mesmas o remédio, ao lado do mal.
Sabe-se que os Espíritos, por causa da diferença dos conhecimentos que têm, estão lode de possuir individualmente toda a averdade, pois não é dado a todos penetrar certos mistérios. O que cada um sabe é proporcional à sua purificação, e a maioria dos Espíritos não sabe mais do que certos homens; aliás,  sabe até menos do que alguns deles.  Há entre os Espíritos, como entre os homens, presunçosos e pseudo-sábios, que crêem saber o que não sabem; sitemáticos, que tomam suas idéias como verdadeiras, e, enfim, os Espíritos de ordem mais elevada, que são completamente desmaterializados, os únicos despojados de idéias e preconceitos terrenos. Sabe-se também que os Espíritos mentirosos não t~em escrúpulos e se identificam com outros nomes para fazer aceitar suas utopias, ou seja, suas idéias fantasiosas. É fundamental considerar que, para tudo o que esta fora do ensinamento exclusivamente moral, as revelações que cada um pode obter terão um caráter pessoal sem garantia de autenticidade, e devem ser consideradas como opiniões exclusivamente pessoais deste ou daquele Espírito e que seria imprudente aceitá-las e propaga-lãs levianamente como verdades absolutas. (...)

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.


                                 RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário