Powered By Blogger

domingo, 4 de dezembro de 2011

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - S. O. S. FAMÍLIA. - JOANNA DE ÂNGELIS. - (DIVALDO P. FRANCO.)

                                            S. O. S. FAMÍLIA.


                                                    PRÉFACIO.

                   O grupo familial é conquista nobre no processo antropológico-sociológico no qual o ser humano cresce.
                  Superando o período das atrações sexuais sem objetivos dignificantes, no qual os filhos permaneciam sob os cuidados das mães, na condição de crias, sem que ela tivesse a responsabilidade de educá-los e desenvolve-los, a poliandra passou a predominar, gerando o matriarcado que prevaleceu soberano com resultados perturbadores.
                  Mais tarde, a poligamia, inferiorizando a mulher, respondeu pelos filhos que ficavam abandonados, sem a paternidade responsável.
                    A monogamia veio facultar o exercício da dignificação no lar, através dos cônjuges, oferecendo à prole os recursos da educação e os valores ético-morais que favorecem os celeiros da paz e da felicidade possíveis de serem fruídos na Terra.
                    A família por essa razão, tornou-se a célula máter do organismo social onde se desenvolvem os sentimentos, a inteligência, e o espírito desperta para as realizações superiores da vida.
                   Por isso, toda vez que a família se desestrutura a sociedade cambaleia, a cultura degenera, a civilização se corrompe...
                   A tecnologia atual aliada à ciência, que ensejou a conquista do Cosmo, infelizmente não pode impedir o deteriora mento da família, vitimada por inúmeros fatores que se têm enraizado no organismo social de forma cruel.
                  Como conseqüência, uma vaga de perturbação varre o planeta, ameaçando as belas construções dos milênios e quase tudo reduzido a escombros e loucura.
                   A família, na condição de grupo consangüíneo, está formulado um vigoroso pedido de socorro à sociedade em geral.
                  Esse S. O. S. alcança as mentes e os corações, convidando a reflexão e à ação imediata no dever e no bem; à seriedade no que tange aos compromissos domésticos; à renúncia em benefício da prole; à abnegação, ampliando as áreas do amor no lar; ao respeito recíproco dos cônjuges, que se comprometeram edificar o clã feliz...
                  Graças à promiscuidade sexual que desvaira as criaturas, no atual contexto social, parecendo conduzir os seres humanos a um retrocesso moral, os filhos, órfãos de pais vivos e irresponsáveis, clamam por justiça e amor, carentes e frustrados, usando a linguagem alucinada, que se expressa pela forma de violência, de agressividade, de exibicionismo, de irreverência hauridos nas drogas aditivas, no álcool, na exaustão dos sentidos, a tudo perturbado com vandalismo e insensibilidade.
                  Lançamos um S. O. S. para família!

                                                                    * * *

                  Os nossos irmãos Miguel e Terezinha de Jesus Sardano reuniram neste livro várias páginas sobre a família, examinada sob enfoques e óticas diferentes.
                 Os Espiritos, preocupados com a família, têm nos vindo, através dos tempos, advertindo, orientando, conclamando homens e mulheres, à preservação do lar, mais apertando, cada dia, esse laço, que prende um pareiro ao outro, ambos responsáveis pela escritura familial.
                  Consideramos de muita oportunidade o presente trabalho, tendo em vista a valiosa contribuição da Organização Mundial das Nações Unidas, considerando este como Ano Internacional da Família (1994), com vistas a uma sociedade mais ditosa no futuro, após a sua consolidação moral e a recuperação da dignidade perdida. Não trazem novidades, nem representam grande cota sociológica ou psicológica para o gravíssimo problema, representando, entretanto, um tijolo a mais que colocamos no edifício em construção da família nova e planificada.

                                                                                           Joanna de Ângelis.

                  (Página recebida pelo Médium Divaldo P. Franco, na reunião mediúnica do Centro Espírita, Caminho da redenção, na noite de 23 de maio de 1994, em Salvador-Bahia.)

                   Fonte: O Livro “S. O. S. FAMÍLIA” - Joanna de Angelis e Outros Espíritos - Psicografia de Divaldo P. Franco - 1a. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador - Bahia - 1994.


                                                        RHEDAM. mailto:rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário