Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

- MENSAGEM ESPECIAL. - MÉDIUNS E MENSAGEIROS. - BATUÍRA. (CHICO XAVIER.)


     MÉDIUNS E MENSAGEIROS.

            Em torno dos médiuns e dos encargos que lhes dizem respeito recorramos a imagens simples da vida para considerar a importância do burilamento mediúnico ante as manifestações espirituais:

            - o escritor mais emérito não compara sequer uma página atitando a esmo as letras do alfabeto;
            - o navegador mais experiente não realizará a travessia do oceano numa embarcação de papel;
            - o professor mais sábio não conseguira fornecer ao discípulo qualquer diploma, em determinado setor profissional, de uma semana para outra;
            - o engenheiro mais competente não erguerá construção sólida sobre areias movediças.
            Assim também na área dos Mensageiros da Vida Superior e dos medianeiros amigos encarnados na Terra.
            Incentivaremos a descoberta e a formação de médiuns para enriquecer os sistemas de intercâmbio entre o Plano Espiritual e o Plano Físico, mas não nos esqueçamos de que, se os médiuns não estudam, melhorando a próprias condições de receptividade; se não adquirem fortaleza para suportar valorosamente os golpes da crítica; se não entesouram paciência a fim de se adentrarem no serviço mediúnico, dia após dia, mês a mês e ano a ano; e se não largam o terreno falso da dúvida sem proveito é muito difícil a tarefa de elevação a que foram chamados, de vez que sem recursos de trabalho e preparo, abnegação e aperfeiçoamento, a obra da educação em qualquer lugar se faz praticamente impossível.

Fonte: Livro “MAIS LUZ” - ANTONIO GONÇALVES DA SILVA - BATUÍRA, psicografado por Francisco Cândido Xavier - 4a. Edição - Editora GEEM - São Bernardo do Campo, SP - 1976.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)


- ESTUDANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS. - LIVRO SEGUNDO. - CAPÍTULO. IV. - PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS. - TRANSMIGRAÇÕES PROGRESSIVAS. - Questão 191.- ALLAN KARDEC.

         O LIVRO DOS ESPÍRITOS.                    

                     LIVRO SEGUNDO.

                           CAPÍTULO. IV.

      PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS.

         TRANSMIGRAÇÕES PROGRESSIVAS

Questão 191. As dos nossos selvagens são almas no estado de infância?

“De infância relativa, pois já são almas desenvolvidas, visto que já nutrem paixões.”

Fonte: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - Allan Kardec - 54a. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.

                       RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- DIVULGAÇÃO DO LIVRO ESPÍRITA. - DIVULGAÇÃO. - BATUÍRA. (CHICO XAVIER.)

                       DIVULGAÇÃO.

            A tarefa na divulgação da Doutrina Espírita, explicando os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus cristo, deve merecer o nosso maior entendimento e o nosso melhor carinho. É verdade que o pão material remove a fome agressiva do corpo, no entanto, que agente suprirá a fome da alma, acalentada, muitas vezes, na sombra da inércia ou no fogo da prova, senão o esclarecimento espírita suscetível de a serenar as forças desgovernadas o do coração?
            Vemos naturalmente sensibilizados, as multidões dos necessitados de recursos físicos agitando-se, em toda a parte, a requisitarem medidas que o trabalho e a assistência podem promover com a segurança do comando administrativo orientado com o necessário equilíbrio no senso das responsabilidades triviais que conduzem a vida. Contudo, amargam-nos o sentimento contemplar aquelas outras fileiras de necessitados da alma reunindo, muitas vezes, os que se verticalizam no traje distinto e na higidez orgânica impecável, mas que se estiram por dentro nas trevas da revolta e do desespero, da tristeza e da negação, absolutamente desprevenidos de qualquer imunização contra a criminalidade e a bancarrota do espírito nos domínios da saúde moral.
            Divulguemos, sim, a instituição e o consolo, a paz e o aviso da doutrina Espírita em favor dos que jazem fronteiriços à delinqüência e à loucura, à enfermidade e à morte, sem razão de ser. Em muitas circunstâncias a criatura não espera se não uma frase, um apontamento, uma elucidação ou uma bênção verbal de maneira a forrar-se contra a queda em princípios fatais. Trabalhemos pela distribuição organizada e metódica do conhecimento espírita-cristão com o mesmo devotamento com que se procura estabelecer um serviço de água e luz. Água viva das verdades eternas que refrigere o coração humano e lhe restaure as energias, luz da vida imperecível que arrebate a criatura humana do círculo de trevas em que tanta vez se compraz por ignorância ou desorientação.
            Recordemos as palavras do Cristo de Deus: “Brilhe a vossa luz diante dos homens para que os homens conheçam as vossas boas obras, glorificando o Pai que está nos Céus.".
            Capacitemo-nos de que ninguém consegue realizar algo de bom sem oferecer algo de si para que se faça o melhor ao nosso alcance e trabalhemos com Jesus constantemente.

Fonte: Livro “MAIS LUZ” - ANTONIO GONÇALVES DA SILVA - BATUÍRA, psicografado por Francisco Cândido Xavier - 4 a. Edição - Editora GEEM - São Bernardo do Campo, SP - 1976.

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

- NOTAS ESPIRITUAIS. - MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. - CONSIDERAÇÕES V. - JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

 MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

                CONSIDERAÇÕES V.

            Não olvides o impositivo da disciplina no programa da educação em família, preparando os que vivem contigo e seguirão a longa a via por deambulas.

Fonte: Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis - D. P. Franco, - 2º. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador BA - 1977.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- A ARTE DE VIVER COM... - O PERDÃO. - N º. 295. - Dr. HUMBERTO. (Dr. Carlos.)


O PERDÃO  (ENOBRECE HOMEM).

“O Deus tem piedade de mim, que sou pecador”.  Jesus.  (Lucas, 18:13).

            Quando nos sentimos cansados de suportarmos nossas provas e expiações e humilhados pelas nossas faltas cometidas no dia a dia, descobrimos a realidade em que vivemos, sabendo de que alguém superior a nós poderá amenizar as nossas angustias morais que nos causam grandes transtornos em nossa alma.
            Nessa relação íntima conosco mesmo confessamos os nossos erros que devem ter prejudicados de alguma forma pessoas do nosso relacionamento familiar e social que, passaram também por momentos angustiosos e se tornaram infelizes.
Nesta hora queremos a solução imediata para o que estamos sentindo, mas as Leis Naturais das quais nós temos que usufruir tanto para o mérito como para a nossa desdita nos fazem lembrar os ensinamentos do Mestre que nos disse: “a cada um segundo as suas obras”. Desta maneira sentiremos da mesma maneira o que causamos aos nossos irmãos, convivas da humanidade, pois, o grau desta expiação será o mesmo grau de severidade, aos quais fizemos os outros expiar.
Ao rogarmos piedade ao Senhor do Universo, devemos manter nossa atenção ao exame da consciência, juiz implacável dos nossos atos, palavras e pensamentos que expõem as nossas intenções boas ou más.
Devemos nos questionarmos o por que das nossas atitudes muitas vezes dolorosas para aqueles que sentiram todas elas, e, descobriremos que na sua maioria, naquele momento estávamos exacerbando o nosso egoísmo e o nosso orgulho, vaidosos de falsa superioridade e de sentimentos como se fossemos intocáveis, humilhando-os.
Eis, o momento de nos voltarmos para nós mesmos, humildemente, e tentarmos reparar erros do passado dos quais somos vitima, como foram aqueces aquém prejudicamos.
Neste pedido expresso, nos cabe procurar os que foram por nós ofendidos e rogar à eles um pedido de perdão e solucionando situações adversas as quais fomos os protagonistas de tantas dores e ressentimentos. Caberá a eles aceitar ou não os nossos pedidos de reparação, mas é nossa a necessidade de tentarmos conquistar esta clemência com muita humildade. Para podermos ainda nesta existência saldar débitos éticos que nos causam tantos sofrimentos e que poderão ser as causas de doenças físicas as quais poderemos somatiza-las.
Conscientemente a nossa alma nos falará: - serás perdoado, conforme perdoares - a todos aqueles que julgares serem os teus algozes.  
Medite.  Orai e perdoai. Vigiando-te para não caíres em novas tentações.
  
                                                                                              Dr. HUMBERTO.

 (Mensagem recebida em Piracicaba, em 07, Fevereiro de 2017, às 15,19, horas. Pela Mediunidade Intuitiva do médium Dr. Carlos.)

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO DO BLOG: - A ARTE DE VIVER COM... - SEXTA FEIRA.



A ARTE DE VIVER BEM COM...

                   TODOS OS DIAS UMA NOVA MENSAGEM.

                      ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO DO BLOG.

                                      SEXTA FEIRA.

1o. - MENSAGEM PARA O DIA.

2o. - MENSAGEM SOBRE “A ARTE DE VIVER COM...”.

3o. - NOTAS ESPIRITUAIS - AUTORES DIVERSOS.

4o. - DIVULGANDO O LIVRO ESPÍRITA.

5o. - ESTUDANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

                                                                       RHEDAM.

                                               RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM PARA O DIA 20 DE JULHO.


Mensagens do Mês de Julho Dia: 20

“Auto-estima e renovação interior: A água que não distribuis, forma pântano”.

                                                                 Emmanuel.

         FENÔMENOS MEDIÚNICOS.

                              Espírito: ALBINO TEIXEIRA.

Os fenômenos mediúnicos a se evidenciarem, inevitáveis, nas estradas do homem, guardam expressiva similitude com a presença das águas, nos caminhos da Terra.
Águas existem, por toda parte.
Possuímo-las cristalinas em fontes recamadas de areia, pesadas de barro nos rios que desgastam o solo, tisnadas na sarjeta em que rolam depois da chuva, lodacentas no charco, furtadas de represas, concentradas em lagoas infectas, amargas em poços largados no esquecimento, semi-envenenadas nos esgotos de lama...
Todas elas, contudo, podem ser decantadas, medicadas, purificadas e renovadas para servir.
Assim também os fenômenos mediúnicos.
Venham de onde vierem, assinala-se por determinado valor.
Entretanto, é preciso não esquecer que devem ser examinados, raciocinados, interpretados e compreendidos para mostrarem proveito justo.
Para lês e junto deles, todos nós temos a Doutrina Espírita por filtro de tratamento.
À vista disso, não desprezeis fato algum, mas, igualmente, em tempo algum, não vos canseis de estudar.

           
Fonte: IDEAL ESPÍRITA - Autores Diversos - F, C, Xavier - 8. Edição - Editora CEC - Uberaba.  MG. 1982.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM ESPECIAL.- A MELHOR OPORTUNIDADE. - BATUÍRA. (CHICO XAVIER.)


     A MELHOR OPORTUNIDADE.

            Confiemos na Providência Divina e aceitemos no serviço do bem a nossa mais bela e melhor oportunidade a que denominamos: agora.

Fonte: Livro “MAIS LUZ” - ANTONIO GONÇALVES DA SILVA - BATUÍRA, psicografado por Francisco Cândido Xavier - 4a. Edição - Editora GEEM - São Bernardo do Campo, SP - 1976.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA E AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - APOIO FRATERNO. - N º. 249. - EDUCAÇÃO - DROGAS UM DESAFIO PARA OS PAIS. - O QUE OS PAIS NÃO DEVEM FAZER. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH..

EDUCAÇÃO - DROGAS UM DESAFIO PARA OS PAIS.

  O QUE OS PAIS NÃO DEVEM FAZER.

            - Usar e abusar de drogas líticas – álcool e fumo, tão danosas quanto às outras.
            O péssimo exemplo dos pais que bebem e fumam fica fortemente gravado nas crianças e no adolescentes. Em um depoimento comovente, um jovem declarou que começou seu vício pelo álcool desde cedo, pois iniciou a beber “nos churrascos que a família sempre fazia”. A maior parte dos que se envolvem com drogas ilícitas começou sua incursão na trilha do vício pelo álcool;
            - Exagerar nos riscos de seus filhos caírem na armadilha do vício.
            A maior parte dos jovens não experimentam tóxicos e, dentre aqueles que experimentam, somente uma parte se torna dependente. Ficar exaltado em demasia o problema pode atraí-los a experimentar, já que nessa faze gostam de riscos e desafios;
            - Tirar conclusões apressadas se ouvirem dizer ou suspeitarem que seus tutelados se envolveram com substâncias proibidas.
            Primeiro deve escutar o filho com muita atenção e sondá-los ao consumo, em vez de evitá-lo;
            - Reagir com agressividade e violência.
            Primeiro deve-se orientá-los a não experimentar, mas, se isso ocorrer, reações agressivas só pioram sobremaneira o problema;
            - Falta de disciplina e autoridade na educação.
            Não confundir liberdade com libertinagem, pois nossos protegidos devem ter hora para chegar, limites para as suas vontades, resistência aos conflitos (não tomar remédios a qualquer probleminha) e participar das responsabilidades de casa;
            - Ameaçar interná-lo, expulsá-lo, denunciá-lo ou denunciar seus companheiros.
            Ameaçar não constitui boa medida. Tome medidas até mesmo drásticas, se preciso, mas com equilíbrio e visando resolver a questão;
            - Recriminar-se ou procurar culpados.
            Não perca tempo, culpando a si mesmo ou aos outros. É hora de ação. Devia ter feito melhor mas não fez; vamos concertar, ainda há tempo. Passe a tomar atitudes como as que veremos a seguir no próximo subtítulo.
            Meditemos nas orientações de Allan Kardec. A primeira diz quanto aos filhos causarem desgostos e isso não ser desculpa para os pais terem menos ternura: “Esses desgostos são quase sempre conseqüência dos maus costumes que os pais deixaram os filhos seguir desde o berço; eles colhem, portanto, o que semearam”, e a segunda quanto à responsabilidade dos pais quando se esforçam por fazer o melhor: “Se uma criança se transviar, apesar dos cuidados dos pais, estes são responsáveis? – Não; mas quanto mais as disposições da criança são más, mais a tarefa é pesada e maior será o mérito se conseguirem desviá-la do mau caminho”.
            Portanto, ora a deficiência moral vem do passado espiritual das nossas crianças e, sendo culpa nossa ou não, devemos o esforço do melhor trabalho educativo (para resgatarmos nossa dívida ou adquirirmos maior mérito), ora vem de nossa ação do hoje (esta encarnação), sendo nossa obrigação dedicar-nos a corrigir as falhas que ocasionaram a problemática.

            Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor JeomarZanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 249. - CRIANÇAS. - EMMANUEL. (CHICO XAVIER.)


                               CRIANÇAS.

              “Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos...” – Jesus. (MATEUS, 1:10.)

            Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciai alusivas ao pão e à vestimenta.
            Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação.
Muitos pais garantem o conforto material dos filhinhos, mas lhes relegam a alma a lamentável abandono.
A vadiagem na rua fabrica delinquentes que acabam situados no cárcere ou no hospício, mas o relaxamento, espiritual no reduto doméstico gera demônios sociais de perversidade e de loucura que em muitas ocasiões, amparados pelo dinheiro ou pelos postos de evidência, atravessam largas faixas do século, espalhando miséria e sofrimento, sombra e ruína, com deplorável impunidade à frente da justiça terrestre.
Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos da natureza animalizada.
Recorda que todos nos achamos em processo de educação e reeducação, diante do Divino Mestre.
O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer “que nem só de pão vive o homem”
Lembremo-nos da nutrição espiritual dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços de que se responsabilizará amanha.

Fonte: Livro “FONTE VIVA” - EMMANUEL. Francisco C. Xavier. - 10a.Edição - Editora FEB. - Rio de Janeiro, RJ. - 1982.

                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

- NOTAS ESPIRITUAIS. - MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. - CONSIDERAÇÕES IV. - JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

 MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

                  CONSIDERAÇÕES IV.

Extirpado da furna em que se enclausurava, grita, sob vigorosos golpes o humilde carbono cristalizado: “Destroem-me, levando-me  nada, eu que venho da poeira dos milênios, em transformações intérminas.” Ferido, no entanto, e habilmente lapidado engastado em precioso adereço, fulge iridescente e valorizado.

Fonte: Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis - D. P. Franco, - 2º. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador BA - 1977.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM PARA MEDITAR. - N º. 290. - PROFISSÃO DE FÉ ESPÍRITA RACIOCINADA. - IV - CRIAÇÃO. - ITEM N º. 17. - ALLAN KARDEC.


PROFISSÃO DE FÉ ESPÍRITA RACIOCINADA.

                             IV - CRIAÇÃO


17. O objetivo final de todos os Espíritos consiste em alcançar a perfeição de que é suscetível a criatura. O resultado dessa perfeição está no gozo da suprema felicidade que lhe é conseqüente e a que chegam mais ou menos rapidamente, conforme o uso que fazem do livre-arbítrio.

                                                                  ALLAN KARDEC.

            Fonte: O Livro “OBRAS PÓSTUMAS”, - Allan Kardec –27 a. Edição. –Instituto de Difusão Espírita , - Araras, SP. – Maio 2012.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- ESQUEMA DIVULGAÇÃO DO BLOG: - A ARTE DE VIVER COM... - QUINTA FEIRA.

             A ARTE DE VIVER COM...

            TODOS OS DIAS UMA NOVA MENSAGEM.

               ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO DO BLOG.

                               QUINTA FEIRA.

1o. - MENSAGEM PARA O DIA.

2o. - PARA MEDITAR COM TEMAS DO ESPIRITISMO
                 - PENSAMENTOS DE AUTORES DIVERSOS.

3o. - NOTAS ESPIRITUAIS - AUTORES DIVERSOS.

4o. - MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA.

            5o. – MENSAGEM DE AUXÍLIO NO TRATAMENTO DA CO-ADICÇÃO.

                                                                                   RHEDAM.

                                   RHEDAM..(mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM PARA O DIA 19 DE JULHO.


 Mensagens do Mês de Julho Dia: 19

                    “Brilha a alvorada, além da noite”.

                                                                             Meimei.

                     SENHAS CRISTÃS.

                   Espírito: ANDRÉ LUIZ.

Estudo e trabalho.
Serviço orientado, rendimento maior.

Vigilância e oração.
Sombra e luz podem surgir em qualquer circunstância.

Boa vontade e discernimento.
O equilíbrio moral é filho do sentimento aliado à razão.

Esperança e alegria.
Do bem puro verte a perfeita felicidade.

Entendimento e perdão.
A fraternidade compreende e socorre.

Palavra e exemplo.
Não há virtude sem harmonia.

Auxílio e silêncio.
A caridade foge ao ruído.

Brandura e firmeza.
Há momento para o “sim” e há momento para o “não”.

Humanidade e perseverança.
Sem obediência ao próprio dever não há caminho para a ascensão.
           
Fonte: IDEAL ESPÍRITA - Autores Diversos - F, C, Xavier - 8. Edição - Editora CEC - Uberaba.  MG. 1982.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

- MENSAGEM ESPECIAL. - DOR, SUBLIME COMPANHEIRA! - BATUÍRA. (CHICO XAVIER.)


 DOR, SUBLIME COMPANHEIRA!

            Guardemos a receptividade necessária através da qual nos será possível assimilar o auxílio do nosso Divino Mestre.
            A luta é grande, como não podia deixar de ser.
            Para consolidar o serviço da Espiritualidade Superior na Terra, somos obrigados a sustentar o embate incessante contra as forças destrutivas de nosso próprio passado. Somos herdeiros diretos de séculos de violência e discórdia, bárbaros impulsos e paixões fulminativas.
            A dor é a companheira e mestra que não devemos interpretar por agente de aflição e sim por bênção. Louvemo-la!
            Através dela é que podemos levar aos nossos adversários a certeza de nossa renovação; e será com ela que escreveremos os princípios do Senhor no livro da alma a fim de que a nossa consciência caminhe vitoriosa.

Fonte: Livro “MAIS LUZ” - ANTONIO GONÇALVES DA SILVA - BATUÍRA, psicografado por Francisco Cândido Xavier - 4a. Edição - Editora GEEM - São Bernardo do Campo, SP - 1976.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- EVANGELHO NO LAR. - MISERICÓRDIA PARA DESPERTAR OS VIOLENTOS. - MEIMEI. (MILTES CARVALHO BONNA)

               EVANGELHO NO LAR.

MISERICÓRDIA PARA DESPERTAR OS VIOLENTOS.

                PARA CRIANÇAS DE 8 A 80 ANOS.

 Do Espírito Meimei. - Psicografado pela médium Miltes Carvalho Bonna.

            “Habituai-vos a não julgar aquilo que não podeis compreender (...)”. (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Cap. 5, Item n º. 22)

            A aflição pode ter origens diversas. Nem todas são ocasionadas pelas provas escolhidas pelo espírito. A maior parte das aflições é voluntária e resulta da insensatez, da cobiça, do orgulho, da inveja, do ciúme e da maledicência.
            Esse estado de alma revela a distância entre o homem e a mensagem de Jesus.
            Inúmeras vezes, pessoas desequilibradas penetram em campo de vibrações doentias, conquistando sofrimentos que poderiam ser evitados. Sentem, não raro a falta de proteção divina, porque o seu íntimo permanece cheio de angústia.
            As atribulações merecedoras de consolo são aquelas em que o aflito se reconhece devedor e se propõe a uma retomada de posição, eliminando os fatores que as desencadearam. Ele buscará, então, o conhecimento das verdades evangélicas e removerá de si as arestas da imperfeição, motivo das angústias, melancolias e remorsos tardios.
            Diante dos infortúnios que atingem a sociedade no campo da violência, almas evangelizadas julgam, precipitadamente, situações que escapam às suas condições de análise.
            Com referência aos criminosos que destroem lares, levando o desespero e a morte a homens e responsáveis, o julgamento frio da condenação é colocado em primeiro plano. Sempre se conclui: a morte para o infrator seria o caminho mais justo. Esse aspecto necessita passar pelo crivo da razão e da fé raciocinada.
            “Se fosse um homem de bem, teria morrido” é o refrão popular.
            A misericórdia divina serve-se de todas as formas possíveis para poupar ao espírito infrator prematuro ao plano espiritual. Na encarnação terrena terá ele meios de se redimir num despertar, mesmo tardio. Somente em situações em que se esgotaram todas as oportunidades, a lei sábia de deus interfere em retiradas compulsórias, já que a alma está servindo de elemento hostil.
            Quem sofre como vítima termina um resgate de dores e expiações, despertando no mundo maior na condição de espírito completista de uma fase encarnatória, principalmente se as más condições morais do algoz o levarem à misericórdia e ao perdão.

            Fonte: Livro Evangelho no Lar, - autor espiritual Meimei, - Psicografia de Miltes Carvalho Bonna, - 1ª. edição – editora PETIT, - São Paulo, SP. – Verão de 2009.

                                   RHEDAM. (mzgcar@Gmail.com)

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - CAPÍTULO XIII. - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE FAZ A VOSSA MÃO DIREITA. - O ÓBOLO DA VIÚVA. - ITENS N ºs. 5 e 6. - ALLAN KARDEC.


    EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

                           CAPÍTULO XIII.

NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE FAZ A VOSSA MÃO DIREITA.

       O ÓBOLO DA VIÚVA.

5. Estando Jesus sentado defronte do gazofilácio, a observar de que modo o povo lançava ali o dinheiro, viu que muitas pessoas ricas o deitavam em abundância.
Nisso, veio também uma pobre viúva que apenas deitou duas pequenas moedas do valor de dez centavos cada uma. Chamando então seus discípulos, disse lhes: “Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu muito mais do que todos os que antes puseram suas dádivas no gazofilácio, pois que todos os outros deram do que lhes abunda, ao passo que ela deu do que lhe faz falta, deu mesmo tudo o que tinha para seu sustento.” (Marcos, 12:41 a 44; Lucas, 21:1 a 4.)

6. Muita gente deplora não poder fazer todo o bem que desejara, por falta de recursos suficientes, e, se desejam possuir riquezas, é, dizem, para lhes dar boa aplicação. É sem dúvida louvável a intenção e pode até nalguns ser sincera. Dar-se-á, contudo, seja completamente desinteressada em todos? Não haverá quem, desejando fazer bem aos outros, muito estimaria poder começar por fazê-lo a si próprio, por proporcionar a si mesmo alguns gozos mais, por usufruir de um pouco do supérfluo que lhe falta, pronto a dar aos pobres o resto? Esta segunda intenção, que esses tais porventura dissimulam aos seus próprios olhos, mas que se lhes depararia no fundo dos seus corações, se eles os perscrutassem, anula o mérito do intento, visto que, com a verdadeira caridade, o homem pensa nos outros antes de pensar em si. O ponto sublimado da caridade, nesse caso, estaria em procurar ele no seu trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência, de seus talentos, os recursos de que carece para realizar seus generosos propósitos. Haveria nisso o sacrifício que mais agrada ao Senhor.
Infelizmente, a maioria vive a sonhar com os meios de mais facilmente se enriquecer de súbito e sem esforço, correndo atrás de quimeras, quais a descoberta de tesouros, de uma favorável ensancha aleatória, do recebimento de inesperadas heranças etc. Que dizer dos que esperam encontrar nos Espíritos auxiliares que os secundem na consecução de tais objetivos? Certamente não conhecem, nem compreendem a sagrada finalidade do Espiritismo e, ainda menos, a missão dos Espíritos a quem Deus permite se comuniquem com os homens. Daí vem o serem punidos pelas decepções. (O livro dos médiuns, 2a Parte, itens 294 e 295.)
Aqueles cuja intenção está isenta de qualquer ideia pessoal, devem consolar-se da impossibilidade em que se veem de fazer todo o bem que desejariam, lembrando-se de que o óbolo do pobre, do que dá privando-se do necessário, pesa mais na balança de Deus do que o ouro do rico que dá sem se privar de coisa alguma. Grande seria realmente a satisfação do primeiro, se pudesse socorrer, em larga escala, a indigência; mas, se essa satisfação lhe é negada, submeta-se e se limite a fazer o que possa. Aliás, será só com o dinheiro que se podem secar lágrimas e dever-se-á ficar inativo, desde que se não tenha dinheiro? Todo aquele que sinceramente deseja ser útil a seus irmãos, mil ocasiões encontrará de realizar o seu desejo. Procure-as e elas se lhe depararão; se não for de um modo, será de outro, porque ninguém há que, no pleno gozo de suas faculdades, não possa prestar um serviço qualquer, prodigalizar um consolo, minorar um sofrimento físico ou moral, fazer um esforço útil. Não dispõem todos, à falta de dinheiro, do seu trabalho, do seu tempo, do seu repouso, para de tudo isso dar uma parte ao próximo? Também aí está a dádiva do pobre, o óbolo da viúva.

         Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec – Tradução Guillon Ribeiro – 131 a. Edição - Editora FEB – Rio de Janeiro, RJ – janeiro 2013.

                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

- NOTAS ESPIRITUAIS. - MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. - CONSIDERAÇÕES III. - JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

 MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

               CONSIDERAÇÕES III.

Picada pela abelha diligente e operosa, reclamava a Flor: ”Por que me roubam polem e néctar, candidatando-me à extinção, em violenta morte prematura?” Todavia, enquanto cede, fecunda-se e, ao morrer na haste, revive no mel que atende a colméia feliz mais além.

Fonte: Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis - D. P. Franco, - 2º. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador BA - 1977.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)