EVANGELHO SEGUNDO
O ESPIRITISMO.
CAPÍTULO V.
BEM-AVENTURADOS
OS AFLITOS.
CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES.
9. CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES.
Entretanto,
não se deve pensar que todos os sofrimentos suportados neste mundo sejam
necessariamente a indicação de uma determinada falta. São, na maioria das
vezes, provas escolhidas pelo
Espírito para concluir sua purificação e apressar seu progresso. Assim a expiação serve sempre de prova, porém a
prova nem sempre serve de expiação. Contudo, provas e expiações são sempre
sinais de uma relativa inferioridade, pois o que é perfeito não tem mais
necessidade de ser provado. Um Espírito pode ter aquirido um certo grau de
elevação, mas, querendo avançar ainda mais, solicita uma missão, uma tarefa a
cumprir, da qual tanto mais será compensado, se sair vitorioso, quanto mais
difícil tiver sido a luta para vencê-la. Tais são essas pessoas de tendências
naturalmente boas, de alma elevada, que têm nobres sentimentos, que parecem não
ter trazido nada de mau de sua existência anterior e que suportam com uma
resignação cristã as maiores dores, pedindo a Deus coragem para suportá-las sem
lamentações. Ao contrário, podem-se considerar como expiações as aflições que
provocam queixas e lamentos e fazem o homem se revoltar contra Deus.
Sem
dúvida o sofrimento sem lamentações pode ser uma expiação, mas é um sinal de
que foi escolhido voluntariamente e não imposto. É uma prova de uma firme
decisão, o que é um indício de progresso.
Fonte: O Evangelho Segundo o
Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo,
SP - 2000.
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