A MISSÃO DO LAR.
A ESCOLA INSTRUI, O LAR EDUCA.
A humanidade necessita despertar para o papel principal e preponderante do lar, na renovação dos homens, no avanço da civilização. Muitos ainda teimam em restringir a educação às escolas do mundo, com aulas enriquecendo os cérebros infantis de informações, sem ensinar o valor da paciência, da tolerância, da humildade, do amor, etc.
Novamente Emmanuel conclui: “Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo. Podem instruir, mas só o instituto familiar pode educar. É por esta razão que a Universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o Lar pode edificar o homem”.
As escolas cumprem uma parte importante da educação; no lar, entretanto,enxergamos a escola do coração, onde os pais se tornam professores de seus filhos, onde ambos exercitarão seu acervo moral, sendo convidados a desenvolver a união e o companheirismo.
Quando meditamos na chegada do Terceiro Milênio, devemos nos conscientizar de que a sociedade é o conjunto de lares e que cada um desses lares é uma mini sociedade, onde procedemos à reforma de nossa visão, conceitos, conduta, que se refletirão na sociedade global. Lares desequilibrados, sociedade desequilibra; lares cristãos, sociedade cristã.
E aos pais, como professores, compete o esforço, a dedicação e o amor à tarefa de renovar e evangelizar o caráter de seus filhos, abrando esse mister com a consciência da importância de tal missão.
Humberto de Campos é incisivo, ao dizer-nos que “ninguém pode substituir os pais na ESFERA EDUCATIVA DO CORAÇÃO”.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
RHEDAM (rhedam@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário