- RESUMO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS.
... “A alma é um Espírito encarnado e o corpo é apenas o seu invólucro.
Há no homem três coisas:
- 1º. O corpo, envoltório grosseiro, o ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
- 2º. A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo;
- 3º. O liame que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito, o Perispírito.
O homem tem assim duas naturezas: pelo corpo participa da natureza dos animais, dos quais possui os instintos; pela alma participa da natureza dos Espíritos.
... Deixando o corpo, a alma volta ao mundo dos Espíritos, de que havia saído para reiniciar uma nova existência material após um lapso de tempo mais ou menos longo durante o qual permaneceu no estado de Espírito errante.
Devendo o Espírito passar por muitas encarnações, inclui-se que todos nós tivemos muitas existências e que teremos ainda outras mais ou menos aperfeiçoadas, seja na Terra ou em outros mundos.
A encarnação dos Espíritos corre sempre na espécie humana. Seria um erro acreditar que a alma ou espírito pudesse encarnar num corpo animal.
As diferentes existências corporais do Espírito são sempre progressivas e jamais retrógradas, mas a rapidez do progresso depende dos esforços que fazemos para chegar à perfeição.
As qualidades da alma são as do Espírito encarnado. Assim, o homem de bem é a encarnação de um bom Espírito e o homem perverso a de um Espírito impuro.
A alma tinha sua individualidade antes da reencarnação e a conserva após s separação do corpo.
No seu regresso ao mundo dos Espíritos a alma reencontra todos os que conheceu na Terra e todas as suas existências anteriores se delineiam na sua memória, com a recordação de todo o bem e todo mal que tenha feito.
O Espírito encarnado está sob a influência da matéria. O homem que supera essa influência, pela elevação e purificação de sua alma, aproxima-se dos bons Espíritos com os quais estará um dia. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões e põe todas as suas alegrias na satisfação dos apetites grosseiros aproxima-se dos Espíritos impuros, dando preferência à natureza animal. Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo.
Os espíritos não-encarnados ou errantes não ocupam nem uma região determinada ou circunscrita; estão por toda parte, no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos sem cessar. É toda uma população invisível que se agita em nosso redor. .../...
RHEDAM.(rhedam@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário