EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.
CAPÍTULO IV.
NINGUÉM PODE VER OREINO DE DEUS SEM RENASCER DE NOVO.
8. Para compreender o verdadeiro sentido dessas palavras, é preciso igualmente entender o significado da palavra água, que foi empregado ali com um sentido diferente do que lhe é próprio.
Os conhecimentos dos antigos sobre ciências físicas eram muito imperfeitos. Acreditavam que a Terra tinha saído das águas, e por isso julgava a água como elemento gerador absoluto. É assim que na Gênese está escrito: O Espírito de Deus era levado sobre as águas; flutuava sobre a superfície das águas. Que o firmamento seja feito no meio das águas. Que as águas que estão sob o céu se reúnam em um único lugar e que o alimento árido apareça. Que as águas produzam animais vivos que nadem na água, e pássaros que voe sobre a terra e sob o firmamento.
Conforme essa crença, a água tinha se tornado o símbolo da natureza material, como o Espírito era o da natureza inteligente. Estas palavras: Se o homem não renascer da água e do espírito, ou em água e em espírito, significa então: “Se o homem não renascer com seu corpo e sua alma. È neste sentido que foram entendidas aquelas palavras.
A mesma interpretação, aliás, é confirmada por essas outras duas palavras de Jesus: O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é Espírito, as quais dão exata diferença entre o Espírito e o corpo. O que nasceu da carne é carne indica claramente que só corpo procede do corpo e que o Espírito independente dele.
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.
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