EDUCANDO NO LAR.
O PAPEL DO LAR - NA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS FILHOS.
Recordemos a clássica máxima que Emmanuel nos descortina: “a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.
A orientação sobre as tendências do ser humano, sobre a conduta que será a melhor durante toda a vida, o conhecimento da personalidade de nossos filhos, a mensagem positiva que devemos passar-lhes para terem uma existência saudável e equilibrada, todas as informações que compete aos pais transmitir aos seus filhos deverão ser efetivadas no ambiente doméstico, templo sagrado onde o espírito encarnado reinicia sua caminhada buscando retificar males passados, ratificar virtudes conquistadas e construir novas edificações no campo da evolução espiritual.
Indubitavelmente, no lar surgirão os primeiros esclarecimentos para a sexualidade sadia, equilibrada e voltada para os seus verdadeiros objetivos.
E, se o lar é o ambiente principal para este trabalho de preparação, obviamente os PAIS serão os primeiros e grandes professores dos filhos.
Não simplesmente professores em aulas de biologia e anatomia, mas professores da moral elevada e da afetividade equilibrada, pois deverão cultivar nos corações dos filhos princípios superiores que lhes despertem bons sentimentos e tendências retas, aprendendo a situar a própria sexualidade como um campo produtivo e fértil de conquistas.
Ensinar a arte manusear essa energia que nos será imprescindível em todas as nossas realizações na vida e nos será indispensável para sermos e felizes e cumprirmos nossa programática espiritual, que assumimos ao reencarnarmos.
Novamente, com Emmanuel, encontramos confirmada a responsabilidade dos pais: “consideramos que os pais são os mestres da educação sexual de seus filhos”.
Assim, antes que a escola ensine conceitos quaisquer sobre educação sexual, deverão os pais transmitir-lhes orientação segura, com muito amor, paciência e discernimento, tarefa esta que é indelegável, não esperando de professores, educadores do mundo ou que aprendam, no passar dos anos, com os colegas e amiguinhos, conceitos deturpados, idéias equivocadas e vendo no ser humano apenas um brinquedo onde a satisfação seja o prazer físico.
Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário