Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015

- MENSAGEM PARA OS JOVENS. - N º. 142. - ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS! - AUTOCONHECIMENTO. - REVISTA INFORMAÇÃO.

ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS!

                   AUTOCONHECIMENTO.

            (...) basicamente, eles pregam que o ser humano tem a consciência adormecida e, com a prática da meditação, o individuo passa a se conhecer e despertar para outras faculdades, (...) precisamos nos libertar dos “egos” (como o egoísmo, a inveja, o ciúme, etc.) para podermos nos elevar; acreditam que, com esses exercícios, a pessoa passa a se vigiar mais e conhecer o seu próprio “eu” interior. (...) Como fica, em escala evolutiva, esta doutrina do Esoterismo e a do Espiritismo?  

            Não resta dúvida que o Esoterismo tem trazido uma grande contribuição ao desenvolvimento do pensamento humano, estabelecendo pontos importantes e fundamentais para o conhecimento de nós mesmos. Nesse particular, a humanidade tem muito a aproveitar da sua filosofia e de sua prática, e é assim que o Espiritismo aborda a questão da finalidade das diferentes doutrinas sobre a Terra.
            No entanto, a abordagem espírita é diversa da esotérica, embora tenha com elas pontos comuns; se a abordagem fosse a mesma, não haveria necessidade do Espiritismo e nem ele se estabeleceria como Doutrina com características próprias.
            A filosofia Espírita reconhece a necessidade do autoconhecimento como ponto de partida para a transformação do homem, mas esse autoconhecimento não se consuma tão somente através das técnicas introspectivas; a verdadeira transformação se dá por meio da intervenção do homem no mundo e em favor do semelhante.
            A ação exterior é que provoca  a mudança interior, ou seja, o indivíduo só aprende agindo e em função daquilo que realiza, razão pela qual a doutrina moral de Jesus demonstra ser a mais indicada para provocar uma real transformação do indivíduo.
            Ao lado dessa prática, o Espiritismo afirma a necessidade do conhecimento – ou seja, da fundamentação teórica – sem o que o indivíduo não adquire a capacidade do discernimento e nem tem condições de desenvolver e reelaborar a sua prática. Por isso o Espiritismo esta sempre preocupado com a vida de relações, com a convivência humana, campo de atividade do desenvolvimento do Espírito.
            O Esoterismo mostra pontos importantes para a formação do homem novo, principalmente do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, enquanto que o Espiritismo se preocupa mais com o aspecto do desenvolvimento social.

Pergunta elaborada por: Andrea Santos de Oliveira. – Campinas. SP.

Fonte: Revista Informação – Ano XVI – Nº. 187. - Junho de 1992.


                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário