Powered By Blogger

sábado, 5 de novembro de 2016

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - CAPÍTULO X. - DA NATUREZA DAS COMUNICAÇÕES. - ITEM N º. 137. - ALLAN KARDEC.



        O LIVRO DOS MÉDIUNS.

                 SEGUNDA PARTE.

                       CAPÍTULO X.

DA NATUREZA DAS COMUNICAÇÕES.

137. Instrutivas são as comunicações sérias cujo principal objeto consiste num ensinamento qualquer, dado pelos Espíritos, sobre as ciências, a moral, a filosofia, etc.
            São mais ou menos profundas, conforme o grau de elevação e de desmaterialização do Espírito. Para se retirarem frutos reais dessas comunicações, preciso é que elas sejam regulares e continuadas com perseverança. Os Espíritos sérios se ligam aos que desejam instruir-se e lhes secundam os esforços, deixando aos Espíritos levianos a tarefa de divertirem os que em tais manifestações só vêem passageira distração.
Unicamente pela regularidade e freqüência daquelas comunicações se pode apreciar o valor moral e intelectual dos Espíritos que as dão e a confiança que eles merecem. Se, para julgar os homens, se necessita de experiência, muito mais ainda é esta necessária, para se julgarem os Espíritos.
Qualificando de instrutivas as comunicações, supomo-las verdadeiras, pois o que não for verdadeiro não pode ser instrutivo, ainda que dito na mais imponente linguagem.
Nessa categoria, não podemos, conseguintemente, incluir certos ensinos que de sério apenas têm a forma, muitas vezes empolada e enfática, com que os Espíritos que os ditam, mais presunçosos do que instruídos, contam iludir os que os recebem. Mas, não podendo suprir a substância que lhes falta, são incapazes de sustentar por muito tempo o papel que procuram desempenhar. A breve trecho, traem-se, pondo a nu a sua fraqueza, desde que alguma seqüência tenham os seus ditados, ou que eles sejam levados aos seus últimos redutos.

                        Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     

                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 188. - A SUPERPROTEÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS. - JO



    A SUPERPROTEÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS.

            “Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que pensar as feridas”.

                                                                                              Eclesiastes, 30:7.

            O sonho de reformar uma família, ter filhos é uma prova incontestável da aspiração humana compartilhar, trabalhar intensamente em benefício de alguém que alimente nossos ideais de amor e carinho...
            A grande maioria dos casais faz planos, projeta sua vida pensando na chegada abençoada e querida de um rebento de seu amor.
            Quando recebemos o filho querido nos braços, explode em nós o sentimento de ternura, de preservação, de alegria, de proteção, que constituem os sentimentos naturais da maternidade e da paternidade.
            Na condição de pais, carreamos para a nova tarefa nossos sentimentos e instintos naturais. Junto aos ideais inspirados pelo sagrado ciclo da vida, encontramos em nossos corações velhos vícios que não desaparecerão a um simples toque de mágica: o egoísmo, o orgulho, o personalismo...
            Passamos a considerar os filhos como propriedade nossa, achamo-los mais belos, inteligentes, doces e mansos que todas as demais crianças do mundo, projetamos todos os planos que lhe desejamos, arquitetamos sejam mais poderosos que todos e não sofram quaisquer reveses.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- NOTAS ESPIRITUAIS. - MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. - BENEFÍCIO E GRATIDÃO XXI. - JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

MENSAGEM DE JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO.)

       BENEFÍCIO E GRATIDÃO XXI.

   Gratidão, pode ser, também pagamento.

                                                           Joanna de Ângelis. – Divaldo Pereira Franco.

Fonte: Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis - D. P. Franco, - 2º. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador BA - 1977.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA N º. 17. - MÉDIUNS E MEDIUNIDADE. - ANEXO N º. 189. APTIDÃO E EXPERIÊNCIA.- EMMANUEL. (CHICO XAVIER.)



         APTIDÃO E EXPERIÊNCIA.

           Reunião pública de 29/7/196. Questão nº 192

Queres ouvir os desencarnados, de maneira correta.
Aspiras a enxergar nos reinos do espírito, sem nenhuma ilusão.
Pretendes cultivar o intercâmbio medianímico, sem leve tisna de engano.
Estendes os braços e esperas por sublimes demonstrações.
*
Contudo, entre aptidão e experiência há sempre distância igual àquela que existe entre projeto e realidade.
Aptidão é planejamento.
Experiência é dedicação.

A aptidão aponta o professor.
A experiência faz o ensino.

A aptidão indica o tarefeiro.
A experiência cria a obra.

A aptidão sugere.
A experiência edifica.
*
Em mediunidade, qual acontece em qualquer outro serviço nobre, não há Conquista relâmpago.
Se te propões a engrandecê-la, recorda os operários obscuros da evolução que passaram no mundo, antes de ti, lutando e sofrendo para que encontrasses o caminho melhor. Nenhum deles ficou na estação do entusiasmo ou na porta do sonho. O suor de semelhantes heróis anônimos transparece das leis com que te garantes, do alimento de que te nutres, da roupa que vestes, da estrada que percorres ou da casa que habitas.
Qualidade mediúnica é talento comum a todos. Mas, exercer a mediunidade como força ativa no ministério do bem é fruto da experiência de quantos lhe esposam a obrigação, por senda de disciplina e trabalho, consagrandose, dia a dia, a estudar e servir com ela.

            Livro: “SEARA DOS MÉDIUNS”, - Emmanuel, - Psicografado por Francisco Cândido Xavier, - 12 ª edição, - Editora F E B, - Rio de Janeiro, RJ, - Abril de 2000.

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

- ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO DO BLOG: - A ARTE DE VIVER COM... - SEGUNDA FEIRA.

               A ARTE DE VIVER COM...

            TODOS OS DIAS UMA NOVA MENSAGEM.

                ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO DO BLOG.

                               SEGUNDA FEIRA.

1o. - MENSAGEM PARA O DIA.

            2o. - ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO.

            3o. - NOTAS ESPIRITUAIS - AUTORES DIVERSOS.

            4o. - TEMAS SOBRE A FAMÍLIA.

            5o. - ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS.

                                                                       RHEDAM.

                                    RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

- MENSAGEM PARA O DIA 03 DE OUTUBRO.



Mensagens do Mês de Outubro Dia:03

“Em nosso favor, os créditos do equilíbrio, da paz e da felicidade íntima, no dever retamente cumprido, com o serviço em nossas mãos.

BATUÍRA.
  
                     PODE ACREDITAR.

            Falará você na bondade a todo instante, mas, se não for bom, isso será inútil para a sua felicidade.

            Suas mão escreverá belas páginas, atendendo a inspiração superior; no entanto, se você não estampar a beleza delas em seu espírito, não passará de estafetas sem inteligência.

            Lerá maravilhosos livros, com emoção e lágrimas; todavia, se não aplicar o que você leu, será tão-somente um péssimo registrador.

            Cultivará convicções sinceras, em matéria de fé; entretanto, se essas convicções sua mente estará resumida a um cabide de máxima religiosas.

            Sua capacidade de orientar disciplinará muita gente, melhorando personalidade; contudo, se você não se disciplinar, a lei o defrontara com o mesmo rigor com que ela se utiliza de você para aprimorar os outros.

            Você conhecerá perfeitamente as lições para o caminho e passará, ante os olhos mortais do mundo, à galeria dos heróis e dos santos; mas, se não praticar os bons ensinamentos que conhece, perante as Leis Divinas recomeçara sempre o seu trabalho e cada vez mais dificilmente.
           
            Você chamará a Jesus: Mestre e Senhor...; se não quiser, porém, aprender a servir com Ele, suas palavras soarão sem qualquer sentido.

Fonte: Agenda Cristã - André Luiz - Francisco C. Xavier - Editora FEB - Rio de Janeiro RJ.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)