Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2012

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - No. 28. - FORMAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR. - JEOMAR ZANELINI NAZARETH.


        FORMAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR.

Já no plano espiritual começam os planos de formação da família, supervisionados pelos dirigentes espirituais.
Emmanuel lembra-nos que, “antes do berço, quase sempre, conhece a alma humana, plenamente desperta, grade parte dos débitos que lhe induzem o coração remergulhar nas forças do plano físico”..
Quando no plano espiritual, despertos para o alcance de nossos erros e mazelas morais  e conscientes dos compromissos assumidos para com os outros, solicitamos o retorno á esfera física, carregando as provas necessárias para o nosso burilamento e reencontrando almas simpáticas para prosseguimento do progresso afetivo - e almas adversárias - para a reconciliação e entendimento necessários, com os quais abraçamos a responsabilidade (na maior parte das vezes uns diante dos outros), perante os nossos tutores espirituais.
Assim, reúnem-se no mesmo ambiente devedores em resgate de antigos compromissos, desafetos companheiros de erros passados, afeições queridas e amigos em trabalho de socorro mútuo.
No decorrer de nossa jornada terrena, sucedem-se as situação que irão traduzir a na prática o planejamento feito na esfera espiritual: o namoro, o noivado, o casamento, o clima de afetividade, a necessidade do respeito aos compromissos assumidos, os problemas que surgem no dia-a-dia, pais amparando os filhos, filhos protegendo pais idosos e doentes, os outros familiares que formam o grande laço de parentesco, e assim por diante.
Todas essas experiências nos induzem a uma posição de defesa natural nos compromissos domésticos, mas o MATERIALISMO, no momento atual, tem convidado as criaturas a uma atitude egoística de deserção de sua obrigações, instalando em seus corações a planta venenosa do imediatismo, do comodismo, da vaidade, do orgulho e do prazer a qualquer preço.
Não podemos esquecer que o ambiente familiar é formado por criaturas em processo de melhoria, ainda carregando muita sombra por expurgar, o que cria um clima de experiências diversas, constituindo uma grande escola a educa-lãs, um grande cadinho depurando-as.
Como matérias indispensáveis ao nosso crescimento espiritual, encontraremos aí as ALEGRIAS, as LUTAS, as DORES, as DESAVENÇAS, as EXPERIÊNCIAS, o MENOSPREZO (INGRATIDÃO), a AMIZADE e o AMOR.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                                RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário