Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de abril de 2012

- HISTÓRIA ESPIRITUAL DO BRASIL. - No. 33. FEDERAÇÃO ESPIRITA BRASILEIRA. - HUMBERTO DE CAMPOS. (IRMÃO X - CHICO XAVIER.)


     A FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

                  Com a proclamação da Republica, Ismael volta-se a concentrar- seu esforços na consolidação da sua obra.
                              Começou examinando todos os elementos, nos ambientes espíritas, para a necessidade de reafirmar a obra evangélica, ressurgindo a doutrina da tolerância, do amor , da piedade e do perdão, do Cristo.
                                    Os trabalhos ocorriam sob os olhos de abnegadas  das suas falanges.
                                   O seu coração angélico e misericordioso sob a égide do Divino Mestre, distribuiu as noções a todos os espíritos sedentos das claridades do Consolador e a Doutrinas dos Espíritos, no Brasil, sob a sua influência era tocada  de luz divina da caridade e de crença.
            O abnegado mensageiro do Mestre, preparou o ambiente e todos os companheiros, para nos primeiros dias de 1889,  através do médium Frederico Junior, todos ouvissem a palavras póstuma de Alan Kardek, que instruiu os espíritas brasileiros, exortando-os ao estudo, à caridade e à unificação.
             Bezerra de Menezes, trabalhador assíduo, recebeu as palavras do Alto com o coração cheio Júbilo e de esperança,e com suas meditações e preces considerou a necessidade de reunir a família espírita brasileira sob o lábaro bendito de Ismael, para que o mundo conhecesse o Cristianismo restaurado.
          Com isso, no Ano Bom de 1884, foi fundada a Federação Espírita Brasileira, por Elias da Silva, Manuel Fernandes Figueira, Pinheiro Guedes  e outros, na Cidade do Rio de Janeiro. federando todos os grupos espíritas do Brasil, nas mais sadias expressões da doutrina. Em 1887, pelas colunas de "O País", Bezerra de Menezes, pelo pseudônimo de Max, iniciará uma série de trabalhos, oferecendo a todos as mais belas e produtivas sementes do Cristianismo. Desde de 1885, funciona o Grupo Ismael de Sayão e Bittencourt Sampaio, célula da evangelização, cujas claridades divinas tocariam todos os corações. Os mensageiros do senhor conseguiram reunir a caravana dispersa.
                 No Templo de Ismael, reuniriam-se os operários  da grande oficina do Evangelho: - Bezerra, Sayão, Bittencourt, Frederico, Filgueiras, Richard, Albano do Couto, Zeferino Campos e outros elementos da vanguarda cristã.
             A República criará os maiores embaraços ao desenvolvimento da doutrina. O novo código penal incluiu Espiritismo em seus textos, e as correntes espíritas uniran-se em protesto", e com a prudência e a serenidade que era característica da Federação escreverão a "Carta Aberta" ao Ministro da Justiça do Governo Provisório, esclarecendo a situação.
                Ismael, diante desta situação roga auxilio ao Senhor, e Ele assim o esclarece;
              - Ismael, concentremos todos os esforços para que se unifiquem todos os meus discípulos encarnados, agora uma organização da obra impessoal e comum que iniciaste na Terra. Nesta Pátria dos meus ensinamentos o Espiritismo será o Cristianismo redivivo na sua primitiva pureza, e se faz necessário coordenar todos os elementos da causa generosa da Verdade e da Luz para os triunfos do Evangelho. Procure entre todas as agremiações aquela que possa reunir todos os elementos, colocará ai a tua célula, para que todas as mentalidade dirigiam-se para os trabalhos evangélicos, afinadas no diapasão da tua serenidade e do teu devotamente a minha causa. como as atividades humanas constituem em todos os tempos um oceano de inquietudes, a caridade pura deverá ser  a âncora da tua obra, ligada sempre ao fundo dos corações, no mar imenso das instabilidades humanas. A caridade valerá mais que todas as ciências e filosofias, no transcursos da eras, com ela conseguiras consolidar a tua Casa e atua obra.
             O abnegado mensageiro cheio de coragem e esperança , voltou ao trabalho. As energias dissolventes das trevas do mundo invisível lutaram contra ele e contra o Evangelho, forças separatistas pesaram sobre seus ombros  no ano 1893, até Bezerra de Menezes  precisou parar de divulgar os seus ensinamentos nas páginas do Ö Paiz", depois de sete anos de doutrinação ininterrupta e brilhante. 
            Ismael, não abandonou o seus colaboradores, reuniu os companheiros mais afins comas suas idéias generosas e reorganizou a sua obra . Cumpriu integralmente as ordens dados por Jesus. Escolheu as reservas preciosas da Federação assentando dentro dela a sua tenda de trabalho espiritual. Consolidou a Assistência aos Necessitados, fundada em 1890, sendo  inabalável esteio da instituição. Numa noite memorável de 1895, Bezerra de Menezes assumia a sua posição de diretor de todos os trabalhos de Ismael no Brasil, coordenando os elementos para evangelização , e deixando a Federação como o porto luminoso de todas as esperanças, entre o grupo de Ismael, santuário de ligação com os trabalhadores do Infinito, e a assistências aos necessitados, que vincula na Terra, a todos os corações infortunados e sofredores, e representa até hoje  a sua âncora no programa evangélico.
              Bezerra deixou o orbe terrestre com a sua missão completa, deste modo a obra de Ismael pode ser livremente cultivada  no século XX.
              Pode as angustias humanas, separar os homens , porem a sociedade benemérita com a bandeira : Deus, Cristo e Caridade permanece.
            Pode ser conservadora , mas a entidade até hoje é a depositária e diretora de todas as atividades evangélicas na Pátria do Cruzeiro.
            Muitas vezes as forças das sombras alimentam o personalismo e a vaidade  dos homens, mesmo os que apresentam as tarefas mais sagradas. Mas a direção suprema do trabalho do Evangelho se processa no Alto e a F. E. B., baseada nos ensinamentos do Mestre, esta sempre segura e consciente da sua responsabilidade e da sua elevada missão.
Espiritismo é paz e instrução, amor e luz, moral conduzindo as criaturas humanas ao conhecimento de sua  própria personalidade. O poder econômico dos outros credos temem - lhe a influência salutar, na extirpação das úlceras da ignorância do coração dos mais desfavorecidos da sorte. O momento não é para curas destruidoras dos nossos esforços espirituais, mas de evangelizarmos o ambiente do país, de modo a não perdermos as mais belas conquistas do coração.
O problema do mundo não é mais de ciência, mas de consciência; e , para atingirmos esse elevado desiderato, necessitamos colocar como nas leis naturais, o coração generoso entre o estômago e o cérebro. André Luís _ “Mecanismos da Mediunidade. F.C.X. Cap. XXVI).
Espiritismo: - “Religião cósmica do amor e da sabedoria.”
... o Evangelho não é o livro de um povo, apenas o código de princípios morais do Universo.”
Alan .Kardec., Cap. I Gêneses nº 55.

“Caminhando de par com o progresso, o espiritismo. Jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará.”
P. G. Leymarie, aos 15/11/1897, sociedade de livraria espírita em liquidação assina a cessão dos direitos autorias - gratuitamente. FEB - depois ajusto  epistolar com o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, presidente  e representante da entidade.

Fonte: Livro: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. – Autor Espiritual Humberto de Campos. – Médium. Francisco C. Xavier. – Editora da FEB. – Rio de Janeiro, RJ.


                                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário